Região tendinite de calcâneo

A tendinite de calcâneo é uma condição degenerativa que acomete principalmente os praticantes de atividades físicas, estima-se que 70% dos pacientes que desenvolvem esta patologia são praticantes, e 9 em cada 10 dessas pessoas, são corredores.
 

Região da tendinite de calcâneo

Região da tendinite de calcâneo

REGIÃO

A tendinite de calcâneo acomete a região do tendão do calcâneo (antes conhecido como tendão de Aquiles), este, responsável pela ligação entre a panturrilha ao calcâneo, e pela impulsão nos saltos e por ficar na ponta dos pés.

Os tendões são formados por um tecido fibroso com fibras alinhadas em paralelo e pouco vascularizadas. Na tendinite de calcâneo o alinhamento dessas fibras é alterado, causando microrrupturas e degeneração nas rupturas, normalmente prejudicando uma região 2 a 6 centímetros acima do osso calcâneo, que é uma zona com vascularização reduzida (chamada de tendinite não-insercional). Ou pode acometer a junção do tendão com o osso calcâneo (chamada de tendinite insercional), esse tendão ficará mais espesso e o paciente apresentará dor durante a palpação.