Tendinite tendão de Aquiles

A tendinite tendão de Aquiles é uma inflamação na inserção do músculo Tríceps Sural. Esta tendinite é muito comum em esportes com alto impacto. Para entender melhor sobre essa patologia, é necessário entender como funciona o mecanismo desse músculo e depois o que leva a tendinite tendão de Aquiles.
 

Local da dor.

Local da dor.

O músculo Tríceps Sural é o músculo mais forte e resistente da perna, ele se insere na parte posterior do joelho e no osso calcâneo. O músculo é responsável por várias funções, as principais são: movimentar o pé para baixo, proporcionar o impulso para passar para o outro passo e ajuda a estabilizar o tornozelo.

As causas mais ocorridas da inflamação do tendão do músculo Tríceps Sural, conhecido como tendinite do tendão de Aquiles, são:

  • Calçados inapropriados: quando utilizamos calçados muito apertados na região do calcanhar, gera uma alteração no aporte sanguíneo, ou seja, há uma diminuição na nutrição do tendão prejudicando seu desempenho e função. A tendinite tendão de Aquiles aparece quando o uso desse tipo de calçado vira rotina, ou pelo uso prolongado.
  • Gestos Esportivos: há muitos esportes que causam impacto nos pés, tornozelos e joelhos, por exemplo: basquete, vôlei, futebol, futebol americano, entre outros. Em longo prazo, se não houver um amortecimento específico, desenvolve-se a tendinite tendão de Aquiles.