LiveZilla Live Help

Tipo de pisada região

Os tipos de pisada estão relacionados ao movimento que a articulação subtalar realizada durante o passo. Entre as três possibilidades de pisada estão: neutra (normal), pronada (para dentro) e supinada (para fora).

É normal que todas as pessoas possuam uma quantidade pequena desse movimento, para que ocorra o amortecimento do impacto gerado pelas atividades do dia-a-dia.

O problema ocorre quando há um excesso no movimento dessa articulação, podendo causar dores e lesões nos pés, tornozelos e joelhos.
 

Imagem ilustrativa mostrando a estrutura óssea envolvendo os ossos do tálus e sub-talar.

Ossos do tálus e sub-talar

Algo comum de acontecer é confundir o tipo de pisada com o tipo de pé, apesar de estarem relacionadas, as duas são coisas diferentes.

Enquanto o tipo de pisada refere-se ao movimento da articulação subtalar, o tipo de pé está associado ao formato do arco do pé, entre os tipos de pé estão o pé chato e o pé cavo.

Normalmente os pés cavos estão relacionados às pessoas que tem a pisada supinada, pela característica mais rígida desse pé, que dificulta a pronação. Já aqueles com pés planos, normalmente tem a pisada pronada, pois o pé mais maleável e com arco baixo favorece o movimento interno da sub-talar.