Tornozelo

O tornozelo é a articulação composta pelos ossos tíbia e fíbula pertencentes à perna e o osso tálus componente do pé. Por causa da sua localização, é uma das articulações do corpo que possui maior sobrecarga e, devido a essa sobrecarga, é comum aparecerem lesões na região.

O desalinhamento do tornozelo pode ser um fator desencadeante ou agravante dessas lesões como, por exemplo, a entorse.
 

Ossos do tornozelo.

Ossos do tornozelo.

A pronação excessiva do tornozelo, desvio para “dentro”, e a supinação excessiva, desvio para “fora”, são exemplos de desalinhamentos do tornozelo que, quando associados com o sobrepeso ou atividades físicas com impacto, aumentam a sobrecarga na região, acelerando o processo de degeneração da articulação.

Para o tratamento de lesões no tornozelo é necessário fazer o acompanhamento com o médico e o fisioterapeuta, para que se possa além de melhorar, evitar novamente que ela ocorra.

A palmilha da Pés Sem Dor pode ser introduzida em qualquer fase do tratamento, pois promove o correto alinhamento da articulação do tornozelo, eliminando as dores e favorecendo a melhor eficiência da articulação, evitando-se assim novas lesões.