Dedos em garra acometem 15% da população

São Paulo, setembro de 2017 – O dedo em garra é uma deformidade que normalmente surge do encurtamento das articulações e também causa problemas estéticos. Uma pesquisa realizada entre março e junho deste ano revelou que 15% da população possui a deformidade e os coautores do estudo alertam alguns riscos.

 

Imagem ilustrativa de um dedo em garra

Disposição dos dedos em garra.


 

A patologia é progressiva e começa com uma pequena mudança no alinhamento dos dedos. “Em casos muito graves, somente uma cirurgia pode trazer a correção e o alinhamento” afirma Mateus Martinez, fisioterapeuta-chefe da Pés Sem Dor e coautor da pesquisa.

O mau posicionamento do pé é o principal vilão causador da deformidade. O uso constante de salto alto também justifica o fato de ser mais frequente entre as mulheres. “O salto joga todo o peso pra ponta do pé, isso favorece muito os dedos em garra. Os calçados apertados e com bicos finos podem ser facilmente evitados, já em casos de doenças reumáticas e neurológicas como artrite, diabetes e AVC, a prevenção deve ser feita com alimentação saudável e atividades físicas” alerta Martinez.

 

Imagem ilustrativa mostrando como o calçado apertado interfere na formação do dedo.

Problema é mais frequente entre as mulheres devido ao uso de calçados apertados


 

Os principais sintomas são dores, formação de calos, inchaço nos dedos, vermelhidão e rigidez dos dedos. O uso de calçados espaçosos já previne a deformidade. Um tratamento simples também é o uso de palmilhas ortopédicas. Além disso, pequenos exercícios fisioterápicos, como puxar e empurrar a toalha com os dedos, podem melhorar a mobilidade e força dos dedos.

 

Imagem de um pé fazendo exercício com uma toalha.

Exercícios podem ajudar com as deformações.


 

A consulta foi realizada com 2.940 brasileiros e traz diversos dados sobre complicações e riscos que as pessoas estão expostas quando se submetem a muitas horas de trabalho em pé sem a ergonomia adequada. O estudo completo e dicas de prevenção e alívio estão disponíveis ao público em www.pessemdor.com.br.

A pesquisa completa pode ser lida em bit.ly/PesquisaPesNoTrabalho.

Fontes e personagens diversos estão à disposição

Para entrevistas, contacte o public relations Lucas de Freitas no
(11) 3373-8198 ou (11) 9484-17954

 

A Pés Sem Dor é a primeira a confeccionar palmilhas ortopédicas sob medida em escâneres e impressoras 3D. Foi criada em 2009 pelo americano Thomas Case, que também é fundador da classificados de emprego Catho. Já atendeu mais de 50 mil pessoas e conta com parceiros na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e China.
Lucas de Freitas
Public Relations – MTB 0082792/SP
(11) 3373-8198 / (11) 9484-17954
[email protected]
Pés Sem Dor Brasil, Ltda
Alameda Ribeirão Preto, 130, Conjunto 81 – Bela Vista, São Paulo/SP – CEP 01331-000