Dores no joelho causadas pelo salto alto

O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e desde a nossa infância está em constante trabalho e desenvolvimento.

A pesquisa “O salto alto e a mulher brasileira”, que contou com 1.835 participantes, constatou que 37,6% das mulheres brasileiras sofrem com dores no joelho quando usam sapato de salto alto.

44,9% das respondentes sentem dores leves, 33,9% moderadas e 15,9% dor intensa.

 

Imagem de uma tabela com os dados referentes à intensidade da dor.

Dores no joelho são predominantemente leves.


 

Assim como as dores no tornozelo, as do joelho também variam de acordo com o IMC. Quanto maior o IMC, maior as chances de dores.

 

Imagem de uma tabela com os dados referentes ao IMC e as dores no joelho.

Pessoas com o IMC mais alto tendem a sentir mais dores.


 


A parte da frente do joelho é a que mais sofre com dores, 49,5% alegaram sentir dor nessa área, seguida pelo lado de dentro (36,3%) e a menos acometida, lado de fora (14,2%).

Tal como a articulação como um todo, o IMC também interfere na região mais acometida. O percentual com dor na frente do joelho aumenta conforme o IMC.

 

Imagem de uma tabela relacionando o IMC com a parte do joelho acometida.

Quanto maior o IMC, maior o percentual das dores na frente do joelho.


 

CAUSA


Além de desgastar a cartilagem, por flexionar o joelho o tempo todo, o sapato de salto alto empurra o corpo para frente, sobrecarregando a articulação. Essa ação repetidamente pode ocasionar condromalácia patelar, patologia que tem fortes dores e inchaço como sintomas.

MINIMIZANDO A DOR


Para aliviar as dores no joelho causadas pelo uso contínuo do salto alto recomenda- se posicionar as pernas para cima, de forma que o joelho fique erguido, e aplicar gelo por 15 a 20 minutos na área mais dolorida.

Estes tratamentos são efetivos após o uso do calçado, para o melhor conforto e amenização das dores durante o uso do sapato de salto alto, a melhor alternativa são as nossas palmilhas Pés Sem Dor próprias para salto alto.

As palmilhas para salto alto redistribuem a os pontos de pressão, aliviam a carga exercida nos pés e auxiliam no alinhamento do corpo.

Para saber mais sobre a palmilha salto alto basta clicar aqui.

 

Imagem ilustrativa de uma palmilha para salto alto.

As palmilhas são produzidas em impressoras 3D.