Dores nos pés causadas pelo salto alto

A pesquisa “O salto alto e a mulher brasileira”, que consultou 1.835 mulheres, constatou que 95,7% das respondentes sentem dores nos pés ao utilizar sapatos de salto alto.

54% das 95,7% mulheres que sentem dores relataram que os incômodos não são muito frequentes e que as dores costumam serem leves e moderadas. Para as quase 42% das que afirmaram sofrerem com dores mais frequentes, a veemência dessa dor também aumenta, sendo predominantemente intensa.

Um dos fatores que está diretamente ligado às dores no pé é o tempo em que a mulher passa em pé utilizando o salto. Mais de 62% das que sentem dor não aguentam ficar mais de duas horas de pé sem sentir dores.

A área mais afetada pelo salto alto são os metatarsos. 65% disseram sentir dor em todos os metatarsos, enquanto que todas as respondentes afirmaram sentir dor em algum metatarso.

Metatarsos são os mais afetados.

Esse dado muda completamente de acordo com o calçado utilizado, já que o calcanhar foi a região indicada como mais dolorida quando calçam sapatos sem salto.

Calcanhar se torna o mais afetado em sapatos sem salto.

CAUSA

As dores no metatarso causadas pelo salto alto estão relacionadas ao tamanho, quanto maior o salto, maior é a pressão nos metatarsos, os deixando sobrecarregados.

O tamanho dos sapatos, por serem mais finos e apertados, além de causar dores nos dedos, no dorso e no arco do pé, também podem ser causas determinantes no aparecimento de calos, bolhas e unhas encravadas.

MINIMIZANDO A DOR

O salto alto, devido a sua espessura, já é “naturalmente” desconfortável. Além de apertar o pé, dificulta a utilização de acessórios em seu interior. Por conta disso os métodos caseiros são bem válidos e efetivos quanto às dores causadas pelo salto.

Colocar os pés pra cima é a medida mais adotada para aliviar as dores

O problema desses métodos é que quase todos são possíveis apenas após a utilização do salto, ações que não são plausíveis durante um evento ou uma festa. Para um maior conforto enquanto veste o salto, as palmilhas Pés Sem Dor próprias para salto alto são indispensáveis.

PALMILHAS PÉS SEM DOR

A palmilha para salto alto Pés Sem Dor diminui as dores provenientes do uso do salto. Ela atua ajudando a redistribuir a pressão localizada sob os metatarsos, aliviando a tensão na região. Para isso, há um piloto (apoio retrocapital), que aumenta o espaço entre os ossos da ponta do pé, melhorando o apoio nas cabeças dos metatarsos e amenizando a dor. Além disso, a palmilha conta com um preenchimento de arco de acordo com cada tipo de pé e possui um ponto de alívio na região do calcanhar.