LiveZilla Live Help

Dor no dorso do pé sintomas

A dor no dorso do pé está relacionada, em grande parte das vezes, aos ossos dos metatarsos, ossos do tarso e articulações. A utilização de calçados inadequados (apertados) e o excesso de exercício físico que causa sobrecarga no sistema muscular são as principais causas deste problema.
 

Região do dorso do pé e estruturas relacionadas

Região do dorso do pé e estruturas relacionadas

Principais patologias que causam dores no dorso do pé

Confira agora as principais complicações relacionadas as dores no dorso do pé:

  • Artrose: Essa patologia, também conhecida como osteoartrose, é uma doença degenerativa e progressiva que afeta as articulações. Quando há um desgaste na articulação dos ossos da região média do pé, pode, consequentemente, causar dor no dorso do pé.
  • Dedo em garra/dedo em martelo: Essas deformidades, que afetam 11,4% da população brasileira, também influenciam bastante na dor no dorso do pé, principalmente se a pessoa utiliza sapatos inadequados, o que pode causar lesão e calos nos dedos, além de problemas de artrite neural ou vascular, portanto, é preciso tomar cuidado.
  • Fraturas por estresse: As dores no dorso geralmente aparecem de forma súbita, isto é devido às fraturas por estresse dos ossos do pé, geralmente em algum dos metatarsos. A sobrecarga repetitiva do pé ou o aumento repentino nas atividades são os principais motivos desse tipo de fratura, que, apesar de estar relacionada com uma fraqueza muscular, é bem comum em atletas e corredores. Também pode causar inchaços.
  • Tendinite tibial anterior: Essa tendinite é uma inflamação e degeneração causada pelo estresse excessivo no tibial anterior, um músculo que fica na parte da frente da canela e é responsável pela flexão dorsal do pé, ou seja, quando puxamos a ponta do pé para cima. A dor pode estar centralizada no dorso, podendo piorar após determinadas atividades e ao acordar. Exercícios inapropriados, corrida e caminhada em superfícies irregulares ou a própria fraqueza do músculo são alguns fatores de estresse para o tibial anterior.
Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!