Sintomas artrose

A artrose é uma doença degenerativa articular que evolui com o passar dos anos e, assim, suas degenerações se tornam mais severas e mais dolorosas.

Alguns sintomas são percebidos nas fases iniciais da doença, tais como dores nas articulações, geralmente, bilateralmente; por exemplo, a artrose de joelho causa dores nos dois joelhos, podendo um ser mais prejudicado que outro pela sobrecarga que cada um pode sofrer dependendo do tipo de pé e pisada.
 

Atividades físicas diminuem os efeitos da artrose.

Atividades físicas diminuem os efeitos da artrose.

Outros sintomas, como o inchaço e a vermelhidão nas articulações, são indícios de piora do quadro: com uma inflamação local em estágio agudo, ou seja, o processo de degeneração está sendo piorado com os hábitos e atividades do dia a dia.

Para o controle do quadro de artrose, os exercícios de fortalecimento muscular são indicados porque uma musculatura forte protege as articulações, diminuindo o impacto sobre elas. Caso seus exercícios e hábitos envolvam ficar em pé por muito tempo ou caminhadas, é indicada uma avaliação biomecânica da sua marcha para descobrir se há desalinhamento nas pernas que prejudicam as articulações e causam, futuramente, os sintomas da artrose.