Sintomas pé chato e pé cavo

O pé chato ou pé cavo são variações anatômicas associadas ao arco do pé. Normalmente este problema está associado à hereditariedade.

Essas variações podem deixar a pessoa mais suscetível a alguns tipos de lesão nos pés, principalmente se houver prática de esportes de impacto, como a corrida.

A diferença do pé chato para o pé cavo se dá pela alteração anatômica do arco do pé (importante para a distribuição de carga e amortecimento de impacto).

Os pés cavos (com arcos mais altos) têm uma área de apoio menor e as pressões são bem concentradas no calcanhar e nos metatarsos. Os pés chatos ou planos (com arcos mais baixos) têm uma área grande de apoio, praticamente toda sola do pé está em contato com o solo.
 

Imagem ilustrativa mostrando os tipos de pisada e suas denominações.

Tipos-de-arco

O problema do pé chato ou cavo pode não ser um problema, entretanto ele pode vir acompanhado de dores, quando isso acontece há alguma alteração no tipo do pé.

Para identificar se você possui o pé cavo ou chato, existe uma maneira bem simples. Basta pegar uma folha de jornal, esticá-la no chão, molhar a sola do pé por igual, ficar de pé e pisar sobre a folha. É possível fazer isso com um pé de cada vez ou os dois ao mesmo tempo.

O resultado desta experiência será parecido com o que você vê na imagem abaixo:
 
Imagem ilustrativa mostrando os tipos de pisada de pé cavo e pé chato.