LiveZilla Live Help

Sintomas tendinite de calcâneo

A tendinite de calcâneo se caracteriza por uma condição degenerativa que afeta o tendão do calcâneo (antes chamado de tendão de Aquiles). Ela causa alteração no alinhamento das fibras que são responsáveis pela transferência de força dos músculos para os ossos.

O tendão do calcâneo liga o tríceps sural (panturrilha) ao calcâneo e é um dos responsáveis por saltos e por ficar na ponta dos pés.
 

Tendinite de calcâneo

Tendinite de calcâneo

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DA TENDINITE DE CALCÂNEO

A dor relativa à tendinite de calcâneo aparece de repente de forma muito aguda, a partir daí tende a aparecer após as atividades físicas. Por outro lado, a dor pode ser crônica, nesse caso ela aparece também no início das atividades e não desaparece. Na maioria dos casos, apresenta alguns sintomas associados:

  • Rigidez e dor miofascial (no músculo e nos tecidos em volta dele) na panturrilha;
  • Dor no calcanhar e na sola do pé;
  • Dor na palpação da panturrilha e do tendão;
  • Perda de força do tríceps sural (músculo da panturrilha).

 
Ainda nos casos crônicos, caso não tratados corretamente, pode ocorrer o rompimento do tendão, também conhecida como “síndrome da pedrada”, pois o paciente sente como se tivesse sido atingido por uma pedra no calcanhar. Esses casos são os mais graves, e normalmente tem que ser tratados por meio de cirurgia.

Sorteio encerrado “O salto alto e a mulher brasileira”. Clique aqui e saiba quem são as 6 ganhadoras!