LiveZilla Live Help

Dor em cima do pé tratamento

A parte de cima do pé fica localizada na parte superior de uma região chamada de mediopé. Esse é um local que está muito suscetível ao aparecimento de dores, isto por conta da grande quantidade de estruturas presentes, como: artérias, nervos, ligamentos, músculos, tendões, além de todos os ossos e articulações.

As dores nessa região acontecem, na maior parte das vezes, nos ossos do tarso e nas articulações. Entre os diagnósticos possíveis estão as fraturas por stress, tendinites, artroses, deformidades nos pés ou sobrecarga local.

Mesmo considerados inofensivos, os costumes como utilizar sapatos muito apertados, de bico fino, salto alto ou sobrecarregar o sistema muscular com treinos e atividades físicas de impacto ou até inadequadas são algumas das principais causadoras de dor no dorso do pé e essas dores podem tornar-se crônicas.
 

Imagem ilustrativa mostrando a estrutura da parte de cima do pé.

Estrutura do pé

TRATAMENTO

Para iniciar o tratamento correto, o indivíduo com problemas na parte de cima do pé deverá procurar um médico especializado que irá indicar o diagnóstico adequado.

De uma maneira geral, é recomendado que o paciente evite ao máximo os fatores que causam as dores, como o uso de calçados inadequados (que apertam os pés) e tomar cuidado com a sobrecarga no sistema muscular devido a prática de treinos e atividades físicas intensas.

Confira abaixo outras recomendações para o tratamento das dores em cima do pé:

  • Fisioterpia: a realização da fisioterapia auxilia no controle do processo inflamatório. Através de técnicas de analgesia, eletroterapia, cinesioterapia, terapias manuais, a fisioterapia também promove a redução do quadro álgico e melhora da funcionalidade das estruturas comprometidas;
  • Alongar-se: fazer alongamentos nas pernas e nos pés pode melhorar a flexibilidade das articulações, fortalecer os músculos e diminuir os problemas causados por estresse e outras patologias;
  • Controle de atividades físicas: realizar exercícios e atividades físicas é sempre bom para a saúde de forma geral, mas, muitas vezes, o esforço excessivo pode prejudicar e causar dor no dorso, por isso é preciso limitar o tempo e quantidade de atividades;
  • Uso de palmilhas Pés Sem Dor: as palmilhas Pés Sem Dor ajudam bastante na melhora da dor no dorso, e mesmo para evitá-la posteriormente. Tem funções claras de realinhamento e suporte do pé, auxiliando na reeducação da marcha e corrigindo eventuais alterações da pisada.