LiveZilla Live Help

Dor na parte de fora do joelho tratamento

A dor na parte de fora do joelho é muito comum em entre corredores, isso ocorre devido à alta intensidade de exercícios físicos, praticados regularmente.

O diagnóstico mais comum para esse tipo de dor está relacionado à Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI), que é a 2ª lesão de joelho mais comum em atletas e representa 15% do total de casos. Outros fatores, como obesidade ou algum desalinhamento dos membros inferiores, também podem afetar o funcionamento do joelho e contribuir para o desenvolvimento de dores.

 

Imagem mostrando uma pessoa alegando dores no joelho.

Dor no joelho.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Se você é corredor, alguns cuidados podem ser tomados a fim de evitar o aparecimento das dores na parte de fora do joelho. Caso você já sofra com esse problema segue abaixo algumas dicas de tratamento também:

  • Diminuir o ritmo e a intensidade dos treinos e atividades físicas, para evitar a sobrecarga do joelho;
  • Caminhar e aquecer antes da corrida, pois ajuda a preparar o corpo para exercícios mais fortes e evitam a sobrecarga logo no começo da atividade;
  • Utilizar tênis adequados, com pouca rigidez e desgaste;
  • Medicações, palmilhas Pés Sem Dor e fisioterapia também podem ser úteis;
  • Evitar caminhar sobre superfícies duras, como as de concreto;
  • Nas corridas, procurar alternar a direção nas pistas para evitar a aplicação de peso em apenas uma região do joelho. Pistas inclinadas ou descidas também devem ser excluídas dos treinos.

Durante o tratamento para dor no lado de fora do joelho, o médico responsável poderá prescrever medicamentos específicos, como analgésicos ou anti-inflamatórios, e recomendar algumas medidas para evitar a sobrecarga na articulação.

O fisioterapeuta poderá, também, recomendar exercícios de fortalecimento dos músculos das pernas para aumentar a estabilidade do joelho.