LiveZilla Live Help

Hálux rígido tratamento

O Hálux rígido é caracterizado por uma artrose que acomete a articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o dedão (hálux) ao pé. Esta é a doença mais comum relacionada à artrose nos pés.

A artrose é uma doença degenerativa e progressiva que causa o desgaste da cartilagem (responsável por diminuir o atrito entre os ossos) que recobre a superfície dos ossos. Por isso com o passar do tempo e sem o tratamento correto, as dores tendem a aumentar por consequência da rigidez do dedão, gerando também o bloqueio do movimento.
 

Imagem indicando o local do hálux rígido.

O Hálux rígido é uma artrose que acomete a articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o dedão (hálux) ao pé. Conheça os tratamentos.

COMO TRATAR E PREVENIR O HÁLUX RÍGIDO

Os tratamentos para o hálux rígido são conservadores e podem ser feitos em qualquer estágio da doença, porém quanto mais cedo eles forem iniciados mais eficazes eles serão. Mas quando não conseguem resolver o problema, o mesmo só será solucionado por meio de uma intervenção cirúrgica.

Aqui estão algumas recomendações de tratamento:

  • Diminuição das atividades que possam acelerar o avanço da doença, como corrida e saltos;
  • Adaptação para calçados que reduzam os movimentos do dedão;
  • Fisioterapia, que reduzirá os sintomas e melhorará a estabilidade da articulação;
  • Uso das palmilhas Pés Sem Dor.

 

Confira também algumas dicas sobre como aliviar as dores causadas pelo hálux rígido:

  • Submersão em balde de água com gelo para alívio da dor e controle da inflamação. Nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
  • Remédios, com prescrição médica, ajudam a diminuir os sintomas;
  • Sapatos com solados mais rígidos, que diminuem a sobrecarga da articulação afetada. Isso porque fazem o pé andar como um bloco, não sobrecarregando o dedão.