Osteocondrite tratamento

Osteocondrite é o nome dado à patologia que acomete a cartilagem de crescimento, ela não tem uma região definida, essa doença pode aparecer em qualquer articulação e para cada caso possui um nome específico.

A Doença de Osgood-Schlatter, é o nome dado à osteocondrite na região do joelho, e é considerada o tipo mais comum, sua evolução pode levar ao desenvolvimento de uma protuberância óssea abaixo da patela.

Em casos extremos da doença, seja em qualquer articulação acometida, pode haver o desprendimento de partes da cartilagem e a migração para o lado de dentro da articulação (corpos livres), levando à ocorrência de dores e limitação de movimento.
 

Imagem ilustrativa representando a lesão na cartilagem do joelho causada pela osteocondrite.

Lesão na cartilagem de crescimento do joelho.

TRATAMENTO PARA OSTEOCONDRITE

Quando não tratada corretamente, a osteocondrite pode causar alterações precoces na estrutura das articulações e contribuir para a consolidação de um processo de desgaste degenerativo das cartilagens.

Por isso é muito importante procurar um médico especialista aos primeiros sinais da patologia para dar início ao tratamento adequado, principalmente em crianças e adolescentes.

O tratamento varia de acordo com o estágio de fragmentação do osso, a dimensão da fratura e o grau de dor do paciente, e algumas medidas podem ser indicadas pelo médico, como:

  • Redução de carga na área (com possível uso de muletas);
  • Diminuição da prática de atividades físicas e/ou de alto impacto;
  • Possível imobilização temporária da região;
  • Medicação;
  • Uso de palmilhas Pés Sem Dor.