Quarto Metatarso

Os metatarsos são os ossos longos que se articulam com os dedos dos pés. O quarto metatarso, junto do segundo e terceiro metatarsos, são estruturas fundamentais para o sustento e adaptação dos pés aos mais variados desníveis de terrenos.

Estão localizados no antepé e se ligam com ossos cuneiformes e a cuboide (ossos do tarso). A causa da dor no quarto metatarso é devido à sobrecarga.

O uso de calçados de salto ou a prática excessiva de atividades físicas intensas, com saltos e impacto nos pés, são as causas mais comuns de sobrecarga.

Indivíduos que trabalham em pé por longas jornadas ou com excesso de peso também tendem a apresentar mais dores nessa parte do antepé. Os possíveis diagnósticos relacionados a essas dores podem envolver metatarsalgia, Neuroma de Morton, artrose ou fraturas por estresse.


Quarto Metatarso

Quarto Metatarso

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA DORES NO QUARTO METATARSO?

Apenas um médico especializado poderá fazer recomendações para o quadro individual dos pacientes. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para o alívio dos incômodos, como:

  • Perder peso, para diminuir a sobrecarga nos metatarsos;
  • Diminuir a intensidade e a carga de exercícios físicos;
  • Aplicar gelo nas regiões afetadas para ajudar aliviar a dor;
  • Ter conscientização quanto ao uso de salto alto e calçados apertados;
  • Uso de palmilhas Pés Sem Dor.

As palmilhas Pés Sem Dor ajudam na melhor distribuição das cargas absorvidas pelo quarto metatarso. Para isso, elas possuem um apoio retrocapital (também conhecido como “piloto”) e um amortecedor posicionado na sola, logo abaixo do segundo ao quarto metatarsos.