Tendinite no calcanhar tratamento

A tendinite de calcanhar também é conhecida como tendinite de calcâneo, ou de tendão de Aquiles. Trata-se de um quadro onde ocorre a inflamação do tendão, que liga o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar, o tendão calcâneo.
 

Inflamação do tendão de Aquiles

Inflamação do tendão de Aquiles.

Esta inflamação tem causa multifatorial, ou seja, são várias as causas que podem colaborar de forma individual ou conjunta para o seu aparecimento.

As causas mais comuns são o uso de calçados inadequados, indivíduos que se apresentam com sobrepeso ou obesidade e desalinhamentos na pisada em pronação ou supinação excessiva. Está, também, intimamente ligada à prática esportiva, principalmente, em corredores pelo o impacto envolvido nesta atividade.

O tratamento para a tendinite de calcanhar deve-se iniciar com o reconhecimento e retirada do fator que a causou. Para tal reconhecimento, pode ser necessário a procura de um profissional habilitado, para que seja feita uma avaliação pela baropodometria, exame conhecido como teste da pisada, que aponta os desalinhamentos da pisada e as áreas sobrecarregadas com maior pressão durante a caminhada.

A melhor alternativa de tratamento para tendinite de calcanhar é o uso de palmilhas feitas sob medida Pés sem Dor, que atuam também de forma preventiva, evitando o ressurgimento da lesão e da dor.