Tendinite tratamento

Os tendões são um tipo de tecido que conecta os músculos aos ossos, no caso do tendão de Aquiles, ou tendão do calcâneo como também é conhecido, sua função é fazer a junção do músculo tríceps sural também conhecido com panturrilha (composto pelos músculos: gastrocnemio medial, gastrocnemio lateral e sóleo) ao osso calcâneo.

Quando os tendões inflamam, dá-se o nome de tendinite. Essa inflamação pode ser acompanhada de fortes dores e limitações. É primordial o diagnóstico clínico e fisioterapêutico para o alivio dos sintomas da tendinite e tratamento correto.
 

Inflamação no tendão de Aquiles.

Inflamação no tendão de Aquiles.

A primeira etapa para curar a tendinite no tendão de Aquiles é retirar a sobrecarga sobre o tendão mesmo que seja necessária a imobilização da articulação do tornozelo.

Esta sobrecarga pode estar associada ao encurtamento da musculatura onde se insere o tendão, ao desalinhamento do tornozelo como a pronação e a supinação, entre outros. Finalizada esta etapa, utilizam-se todos os recursos anti-inflamatórios disponíveis para o controle da inflamação.

Em um segundo momento, promove-se o favorecimento da regeneração do tecido, ou seja, seu fortalecimento e flexibilidade. Na fase final do tratamento, procura-se evitar a recidiva da lesão e o retorno da função.

Com a palmilha da Pés Sem Dor, após minuciosa avaliação do fisioterapeuta, obtém-se a melhora da tendinite por meio do correto alinhamento do tornozelo e retirada da sobrecarga imposta ao tendão de Aquiles.