Características da amostra

 
Fotografia de um casal de idosos se alongando.
 

Emprega-se neste trabalho a metodologia de pesquisa com o software Survey Monkey. Distribuído por meio de formulário eletrônico, o questionário foi respondido por 3316 pessoas de diversas faixas etárias e de diferentes estados brasileiros.

A seguir, estão detalhadas as características dos respondentes no que diz respeito ao sexo, faixa etária, IMC (Índice de Massa Corpórea), estado onde residem, tamanho da cidade, renda mensal e escolaridade.

A respeito de idade e gênero, aproximadamente, 2/3 dos respondentes são mulheres e metade está na faixa etária entre 40 e 59 anos.

 
Tabela com a relação entre respondentes da pesquisa.
 

Com relação ao IMC, é possível destacar que 38,3% da população apresenta sobrepeso,18,6%, obesidade grau I, 7,2%, obesidade grau II e 2%, obesidade grau III. É relevante ressaltar que apenas 1/3 da população apresenta peso normal.

Há maior população de homens obesos. 62,2% das mulheres apresentaram IMC acima de 24,9, enquanto 73,4% dos homens apresentaram sobrepeso ou algum grau de obesidade.

 
Tabela com a relação do IMC entre os gêneros.
 

Os dados de IMC apresentados acima são bastante alarmantes, uma vez que sobrepeso e obesidade são fatores de risco à saúde e longevidade.

A distribuição entre estados dos respondentes é a seguinte:

 
Tabela coma região demográfica de cada respondente.
 

Com relação ao tamanho das cidades dos respondentes, cerca de 46% residem em uma metrópole (cidade com mais de 2 milhões de habitantes).

 
Trabela com a relação do tamanho da cidade dos respondentes.
 

A renda dos respondentes segue a distribuição abaixo. Os homens apresentaram maior média de renda mensal, R$ 5.414,88/mês contra R$3.334,03/mês para mulheres.

 
Tabela com a relação da renda e gênero dos respondentes.
 

O nível educacional da amostra é bom, mais de 90% dos respondentes alegam ter ao menos o ensino médio completo.
Outro ponto interessante é que homens e mulheres apresentaram grau de educação semelhante, por exemplo: o mesmo percentual (32,5%) de homens e mulheres alegam ter concluído o ensino superior.

 
Tabela com a relação de escolaridade e gênero dos respondentes.
 

Dos respondentes, 8,9% dos homens e 7,4% das mulheres são fumantes, enquanto 17,5% dos homens e 13% das mulheres já foram fumantes.

 
Duas imagens, a primeira é um gráfico com a relação de fumantes e o gênero e a outra é uma pessoa fumando.
 
Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “Saúde e qualidade de vida: A relação com os pés, tornozelos e joelhos”.

Características da amostra

Saúde e atividade física

Longevidade desejada

Dores nos pés, tornozelos e joelhos

Impacto das dores no cotidiano

Como as dores são tratadas

Características dos pés

Doenças crônicas