Disque 4003-8033   ou

Como funciona – Avaliação

Ao chegar a uma das unidades Pés Sem Dor, você será atendido por um dos nossos profissionais em fisioterapia, por aproximadamente uma hora. Nesse atendimento um questionário completo será preenchido para entender o seu problema ou necessidade.

Em seguida, uma avaliação gratuita completa dos seus pés, tornozelos e joelhos será realizada, na qual o fisioterapeuta examinará e fará a avaliação palpatória dos seus pés, para avaliar a rigidez e localização das dores. Nosso compromisso é solucionar as dores e os problemas em seus pés.

1. Palpação no antepé

Palpação no antepé

2. Palpação no mediope

Palpação no mediopé

3. Palpação no retropé

Palpação no retropé

 

Após a entrevista e palpação é questionado exatamente onde é a dor da pessoa, baseada no quadro abaixo, assim como a frequência e intensidade dessas dores.

Após essa etapa, o fisioterapeuta iniciará a análise, na qual o pé será mensurado (todas suas medidas serão confirmadas), analisado em movimento (andando no baropodômetro) e parado (no scanner 3D) e será verificado se existe alguma diferença de comprimento entre as pernas.

ETAPAS DA AVALIAÇÃO

Análise em movimento: o teste de pisada da empresa Pés Sem Dor é o mais completo e tecnológico do mercado. Com o baropodômetro e a interpretação de um dos fisioterapeutas treinados, é obtida a dinâmica do passo, com informações da gait line (centro de pressão durante a caminhada, que identifica o tipo de pisada, instabilidades, impulso e outras alterações biomecânicas) e as pressões na sola do pé.

5. Avaliação em movimento no baropodômetro

Avaliação em movimento no baropodômetro

6. Gait line - centro de pressão do pé durante a caminhada

Gait line – centro de pressão do pé durante a caminhada

Análise estática: os pés serão avaliados também em posição estática, no scanner 3D. Com isso é possível verificar todas as dimensões do pé, tamanho do arco plantar e o tipo de pé.

Avaliação estática no scanner 3D

Avaliação estática no scanner 3D

Avaliação da diferença de membros: com um moderno equipamento nivelador de quadril, é possível confirmar e identificar a diferença de tamanho dos membros inferiores com boa precisão. Essa avaliação pode ser fundamental para sanar diversas dores.

8. Indicador de alinhamento de quadril e lâminas niveladoras

Indicador de alinhamento de quadril e lâminas niveladoras

AVALIAÇÃO DOS CALÇADOS

Após avaliar os pés, as dores e a pisada, é fundamental estar atento aos calçados. Isso porque uma boa integração entre pé, calçado e palmilha é de suma importância para resolução de dores e para obtenção de conforto. Ou seja, é necessário usar um calçado com tamanho adequado, para atividade adequada, com a palmilha específica para ele.

Durante a avaliação, o tamanho exato do seu calçado é medido em centímetros (fig. 9 e 10) e assim identificamos se ele está adequado em relação ao tamanho do seu pé (medido na etapa anterior). Além disso, é verificado se o calçado apresentado é o ideal para a atividade que a pessoa exerce e qual é o tipo de palmilha exato para aquele calçado, de forma que a adaptação seja perfeita.

10. Lâmina medidora de calçado em centímetros

Lâmina medidora de calçado em centímetros

11. Aparelho de medida de espaço interno do calçado

Aparelho de medida de espaço interno do calçado

PROCEDIMENTO EXCLUSIVO DE AVALIAÇÃO DO SEU PÉ

  • Atendimento com duração de cerca de uma hora com fisioterapeuta;
  • Identificação do local das dores nos pés, tornozelos e joelhos;
  • Teste de pisada: Exame de baropodometria, com mensuração das pressões plantares e gait line, utilizando o baropodômetro; escaneamento dos pés, utilizando o scanner 3D; e filmagem da marcha (caminhada);
  • Avaliação via palpação dos pés para verificar pontos de rigidez dos pés;
  • Mensuração do tamanho do pé (largura, comprimento e circunferência);
  • Mensuração do tamanho do calçado.