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7 hábitos para cuidar do seu cérebro


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O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. Sua função é regular a maioria das atividades corporais e mentais. Isso inclui funções vitais como respirar e o ritmo cardíaco. Além de dormir, pensar, comer, raciocinar e falar. Para realizar qualquer tarefa simples, o cérebro precisa realizar diversos processos para garantir que essa atividade seja feita corretamente.

Agora que você entende as funções cerebrais, por que não cuidar para que esse órgão funcione de maneira saudável? Para isso são necessários adotar alguns hábitos em sua rotina.

O neurologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Sidney Gomes, aponta sete hábitos que podem beneficiar o desempenho do cérebro:

Homem correndo na praia

Exercícios proporcionam um raciocínio
rápido, memória precisa e combate às doenças

1) Dormir de 7h a 8h por noite
Dormir poucas horas pode alterar os processos cognitivos e impactar negativamente a capacidade de concentração;

2) Tomar o café da manhã
Depois de passar muito tempo sem comer devido às horas de sono, o nível de açúcar do organismo cai bastante e atrapalha o fornecimento de nutrientes para o cérebro. Por isso, é importante que, mesmo que você não esteja com fome, consumir uma fruta ou um iogurte.

3) Manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas com regularidade
Consumir alimentos calóricos em excesso pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro e deixá-lo mais vulnerável. A prática de exercícios, além de prevenir o aparecimento de doenças, aprimora as funções cognitivas, o raciocínio e a memória.

4) Evitar excesso de açúcar
Ele reduz a capacidade do cérebro de produzir uma substância química que auxilia no aprendizado, formação de novas memórias e o combate à depressão e à demência.

5) Beber água antes de sentir sede
Você sabia que beber pouca água pode prejudicar o seu raciocínio e causar dores de cabeça? Você também pode optar por consumir frutas ricas em água, como a melância e a laranja.

Mulher com uma garrafa de água na mão se hidratando

Carregue sempre uma garrafa de água na bolsa

6) Exercitar o cérebro
Deixar de estimular o seu cérebro pode afetar o seu desempenho. Troque a televisão por um livro, jogos de raciocínio, cursos.

7) Parar de fumar
O tabagismo interfere no fluxo de sangue e aumenta a probabilidade de acidente vascular cerebral, o derrame.

Mesmo saudável, é importante manter um acompanhamento médico constante. Não deixe de cuidar da sua saúde.

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