Categoria: Cuidados

Algumas das lesões mais comuns provocadas pela corrida


Autor:

Como tratar algumas das patologias mais comuns entre os atletas

Segundo estudos, cada minuto de exercício aumenta sete minutos de vida. O grande problema é a falta de instrução, preparo ou aquecimento que pode prejudicar o esportista. Separamos algumas dessas patologias e trouxemos a solução tanto corretiva como preventiva.

Locais onde normalmente aparecem dores

Locais mais afetados por dores

    Tendinite do tendão tibial posterior

    Esse é um tipo de lesão bastante recorrente em praticantes de corrida e é frequentemente causada por excesso de esforço. Também pode estar relacionada à pronação excessiva. Na tendinite do tibial posterior, as dores se concentram na parte interna do pé, podendo irradiar ao longo do Tendão Tibial Posterior.
    Dentre os sintomas estão presentes dor no pé, dor no tornozelo ou dor no calcanhar.
    A lesão ou degeneração causa dor na parte interna do pé, que pode irradiar ao longo da linha do tendão. Essa lesão é mais comum do que se imagina e é frequente em pessoas com mais de 40 anos, principalmente mulheres.
    É mais frequente com pessoas acima de 40 anos e mulheres.
    Saiba como resolver aqui

    Palmilhas para esportes

    Palmilhas para esportes Pés Sem Dor

    Fratura por estresse de calcâneo

    A dor no calcanhar é a dor mais comum dos pés e uma das dores mais comuns do corpo. As suas causas são multifatoriais, isto é, muitos fatores podem influenciar e ocasionar a dor nessa região, como: o alinhamento natural da pessoa, algum trauma (como fraturas ou entorses), excesso de carga, calçados inadequados, erros de pisada, entre outros
    As suas causas são multifatoriais, isto é, muitos fatores podem influenciar e ocasionar a dor nessa região, como: o alinhamento natural da pessoa, algum trauma (como fraturas ou entorses), excesso de carga, calçados inadequados, erros de pisada, entre outros.
    O calcâneo é o osso que forma o calcanhar e o maior e mais volumoso do pé. Em atletas de corrida, a lesão mais comum no calcâneo é a fratura por estresse. Ela é diagnosticada, geralmente, em praticantes mais pesados e que não utilizam um tênis com amortecimento ou que não tenham uma boa biomecânica da corrida.
    Saiba como resolver aqui

    Dor no calcâneo.

    O calcanhar é um dos locais mais comuns onde se sente dor.

    Tendinopatia dos tendões do pé e tornozelo

    Tendões são estruturas fibrosas, constituídas por tecido conjuntivo, que fazem a conexão entre os ossos e os músculos. Quando um tendão sofre algum tipo de processo inflamatório, ocorre uma condição chamada tendinite, que provoca intensas dores e dificuldade no movimento. Frequentemente, essa lesão é causada por algum trauma específico na região acometida ou pela realização de movimentos repetitivos.
    A tendinopatia é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas. Os tendões são estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos, dando movimento aos mesmos. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite.
    Saiba como resolver aqui

Corrida a noite

Prática de exercícios com palmilha diminui a chance de fraturas

Fontes:
EU atleta
Pés Sem Dor

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (Sem votações ainda)
Loading...

Deixe um comentário

avatar