Aprenda um pouco sobre a anatomia do pé e como cuidar dessa parte do corpo

Categorias Cuidados

Por Maria Morato | 29 de junho de 2022 | 0 comentários | 129 visualizações

A anatomia do pé conta com 26 ossos, 33 articulações, 107 ligamentos e 19 músculos. Não é para menos, já que o pé exerce diversas funções no dia a dia do ser humano, auxiliando tanto na sustentação, na movimentação e no equilíbrio do corpo.

Se você quiser conhecer mais sobre essa parte tão importante do corpo, é só conferir esse artigo sobre a anatomia do pé. Vamos lá!

Ossos do pé

Como já vimos, a anatomia dos pés inclui 26 ossos. Esses ossos, por sua vez, são divididos em três grupos diferentes: tarso, metatarso e falanges. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Ossos do tarso

Os ossos do tarso são um composto de sete ossos distintos que compõem a parte de trás dos pés. Dentro do grupo de ossos do tarso, temos o tálus, que é o osso do tornozelo; o calcâneo, que é o osso do calcanhar, e os tarsos, que são os cinco ossos restantes que formam o arco do mediopé. Os ossos do tarso se dividem em cubóide, navicular, cuneiformes medial, intermediário e lateral.

Ossos metatarsais

Os ossos metatarsais são outro grupo de ossos do pé que são compostos por cinco ossos tubulares no meio do pé. Os ossos metatarsais se conectam aos ossos do tarso e às falanges.

Falanges

Já as falanges nada mais são do que os ossos dos dedos dos pés, que ficam conectados com os ossos metatarsais. A falanges são compostas por 14 ossos. Do segundo ao quinto dedo do pé, existem 3 falanges, enquanto que do dedão do pé ao hálux existem dois falanges.

Como cuidar para ter pés saudáveis

A melhor maneira de cuidar da anatomia dos seus pés para que eles se mantenham sempre fortes e saudáveis é a prática regular de exercícios físicos e alongamentos, pois eles podem ajudar a fortalecer os pés, diminuindo a ocorrência de fraturas e outros tipos de lesões. Além dos exercícios, buscar manter um peso ideal também pode ajudar, visto que o sobrepeso pode causar uma sobrecarga no amortecimento dos pés, o que o deixa mais suscetível a problemas articulares além de outros problemas.

Por fim, outra maneira de cuidar dos seus pés para que eles não sofram desgastes é o uso de calçados que sejam ideais para os seus pés. Você pode agendar uma avaliação gratuita com um dos profissionais fisioterapeutas da Pés Sem Dor clicando aqui, ou ligando para 4003-8033 e solicitar um calçado feito sob medida, que irá ajudar a evitar possíveis problemas nos seus pés.

Perguntas frequentes

Quantos ossos o pé possui?

O pé possui 26 ossos que são divididos em três grupos de ossos, esses grupos são chamados de ossos do tarso, metatarsos e falanges.

O que pode ser dor na lateral do pé?

Dor na lateral do pé pode significar uma série de problemas, desde joanete até artrose no dedão do pé, o ideal é que, ao surgirem sintomas de dores na lateral do pé, procure por orientação médica para determinar qual pode ser a causa para essa dor.

Fontes

  1. https://www.webmd.com/pain-management/picture-of-the-feet
  2. https://www.medicalnewstoday.com/articles/324336
  3. https://www.pessemdor.com.br/dor-nos-dedos-dos-pes/
  4. https://www.pessemdor.com.br/onde-voce-sente-dor/

Comentários