Artrite reumatoide

20 de janeiro de 2016

Você sabe o que é Artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune. Nela, o sistema imunológico, que possui a função de proteger o organismo contra agentes agressores, acaba atacando tecidos saudáveis do próprio corpo, pois não é capaz de distingui-los devidamente. Como resultado desse ataque, ocorre a inflamação das articulações, dentre outros tecidos.

No que diz respeito à incidência da doença, sabe-se que a artrite reumatoide é 3 vezes mais comum em mulheres do que em homens, possivelmente devido a fatores hormonais. Além disso, é mais frequente entre os 40 e 60 anos, embora possa acometer indivíduos de qualquer idade.

Artrite reumatoide

1. Pés com artrite reumatoide.

Causas

A causa exata da artrite reumatoide ainda é desconhecida, mas existem alguns fatores que podem ter relação com a doença, como infecções, predisposição genética e alterações hormonais.

Sinais e Sintomas

Dependendo do grau de gravidade, os sintomas da artrite reumatoide podem variar, mas alguns dos principais indicadores da doença são:

  • Dor e inflamação articular;
  • Rigidez muscular e articular, que tende a ser mais intensa durante a manhã;
  • Dificuldade para movimento;
  • Fadiga;
  • Febre.

Vale ressaltar que a artrite reumatoide não acomete exclusivamente as articulações, podendo também afetar alguns órgãos e sistemas do organismo. Esses são os casos chamados de extra-articulares e podem ser bastante graves. Por isso, é fundamental buscar auxílio médico o quanto antes em caso de suspeita da doença.

Tratamento

Atualmente, não há uma cura definitiva para a artrite reumatoide, mas a medicina oferece uma série de tratamentos que visam trazer mais conforto e qualidade de vida para os pacientes. Algumas das principais indicações são:

  • Repouso, aliado a exercícios de fortalecimento;
  • Aplicação intra-articular de corticoide (hormônio que possui propriedades anti-inflamatórias);
  • Fisioterapia;
  • Medicamentos prescritos pelo médico.

Evolução

Se não tratada corretamente, a artrite reumatoide pode evoluir para lesões e deformidades articulares irreversíveis, além de ser responsável pela limitação dos movimentos, prejudicando a execução de atividades cotidianas.

 Como a palmilha Pés Sem Dor pode ajudar?

Palmilha Pés Sem Dor

2. Palmilha Pés Sem Dor.

As articulações acometidas pelo reumatismo ficam sensíveis ao toque e, em alguns casos, há a formação de proeminências (os chamados nódulos reumatoides). Por conta disso, é fundamental que as cargas nos pés, tornozelos e joelhos sejam distribuídas de forma proporcional e sem excesso de pressão em alguns pontos. A palmilha Pés Sem Dor auxilia nessa redistribuição de cargas e pressões, de modo a trazer maior alívio das dores e, consequentemente, maior conforto para o paciente.