Categoria: Calçados

Calçados de camada grossa podem causar lesões, aponta pesquisa


Autor:

Os tênis maximalistas voltaram à moda. Você provavelmente já viu ou tem um desses no seu guarda roupa. Eles se caracterizam pelo estofado de camada grossa na sola tênis. O problema é que além de ser usado em passeios, as pessoas também estão fazendo exercícios com esse calçado. Corredores podem ser especialmente afetados, devido a essa camada grossa que potencializa o risco de lesões.

Estudos da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, apontam esse problema. Um deles, publicado no Orthopaedic Journal of Sports Medicine, em 2018, comparou calçados maximalistas e calçados de solado neutro em corridas de cinco quilômetros.

Imagem ilustrativa de pessoas praticando corrida

Os corredores que calçaram os tênis maximalistas sofreram maiores impactos e cargas nos pés, o que pode elevar os riscos de ferimentos, especialmente em iniciantes.

Também foram notados mudanças no movimento natural do tornozelo e outras articulações, além de eversão prolongada – movimento que o pé faz para fora – aumentando o estresse nas pernas. Mas ainda são necessários mais estudos para entender melhor essa relação. Por isso, a recomendação dos especialistas é ter cuidado. Mesmo com os pontos citados acima, todos os efeitos desse calçado são desconhecidos, em especial a longo prazo.

Se você pratica corrida e quer saber como praticá-lo de maneira segura, é só clicar aqui. Essa matéria foi publicada pela Revista Saúde e pode ser conferida por completo aqui.

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário

avatar