Como surgem as bolhas nos pés?

15 de dezembro de 2016

Porquê aparecem bolhas nos pés?

Ter bolhas nos pés é algo extremamente comum na vida de muitas pessoas. Elas são conhecidas por causar muito incômodo a quem as possui, sempre que aparecem. A pele é o maior órgão do corpo humano, e é responsável por proteger nosso corpo de agressões externas, por isso é fundamental cuidar da pele.

A bolha é um problema que afeta esse componente, que faz parte do sistema tegumentar.

Antes de falar sobre como surgem as bolhas em nossos pés, vamos explicar melhor sobre o que elas são.

bolhas nos pés

Bolhas nos pés

 

O QUE SÃO BOLHAS?

Entender o que são as bolhas que surgem em nossos pés é fundamental para saber como tratar do problema, e, consequentemente, evitar o aparecimento delas. Bolhas são lesões na pele, onde se retém líquido entre a epiderme (camada mais externa da pele) e a derme (camada abaixo da epiderme).

Normalmente este problema é oriundo do atrito entre a pele do pé com calçados, meias e até mesmo com o chão.

Camadas da pele

Camadas da pele

 

COMO IDENTIFICAR BOLHAS NOS PÉS

Normalmente as bolhas nos pés são fáceis de serem identificadas por apresentar um evidente espessamento na camada da pele. Tal problema está majoritariamente associado a região do pé, devido aos impactos e a fricção que o pé está sujeito, podendo gerar feridas.

É preciso ficar muito atento aos sintomas, isto porque as bolhas podem acompanhar ardor, alta sensibilidade na região, dores e vermelhidão. Mas além de todos esses sintomas, em alguns casos, elas podem gerar sangramentos, que se não forem tratados corretamente podem infeccionar, acarretando complicações maiores.

PRINCIPAIS CAUSAS

Agora que já entendemos e falamos sobre como são as bolhas que surgem em nossos pés, é importante ficar de olho nas principais causas desta complicação. São elas:

  • Uso de calçados apertados, que causam atrito entre o calçado e a pele dos pés, gerando a bolha;
  • Doenças autoimunes (onde o sistema imunológico do indivíduo acaba atacando seu próprio organismo em uma tentativa de defesa);
  • Queimaduras causadas por frio ou calor;
  • Joanete: pois a protuberância aumenta a pressão da região medial do pé com o calçado, tornando- o mais suscetível às bolhas nos pés;
  • O tipo da pisada também pode tornar o pé mais suscetível a bolhas, afinal, a forma como o pé realiza a pisada pode causar sobrecarga em determinados pontos e ocasionar os ferimentos.

 

O joanete pode ser uma das causas das bolhas.

O joanete pode ser uma das causas das bolhas.

 

SAIBA COMO TRATAR E PREVENIR AS BOLHAS NOS PÉS

Tendo em mente que as bolhas podem gerar maiores complicações, é muito importante saber como tratar deste problema uma vez que já existe esta adversidade. Veja abaixo o que fazer quando já estiver com os sintomas das bolhas nos pés:

  • Não estore a bolha, é importante não mexer no local para evitar alguma infecção ou algo do tipo;
  • Proteja a área afetada com gaze;
  • Não utilize sapatos fechados até que a bolha cicatrize;
  • Jamais arranque ou puxe a pele da bolha (isso pode ferir ainda mais a pele e deixá-la desprotegida, mais propensa a infecções).

Com a finalidade de prevenir o aparecimento de bolhas nos pés, podemos destacar algumas dicas, todas elas tratam de cuidados básicos que podem ser feitos até mesmo em casa:

  • Usar produtos à base de vaselina ou cremes hidratantes: Eles formam uma espécie de barreira e diminuem o atrito entre o pé e a meia (ou calçado) e, consequentemente, diminuem as chances de formação de bolhas;
  • Utilizar calçados confortáveis: Evitando sapatos muito apertados ou que causem muito atrito com a pele do pé;
  • Uso de talco para os pés: Ao diminuir a transpiração da região, o atrito também acaba diminuindo;
  • Esparadrapo/Curativos adesivos: Quando houver pontos sensíveis nos pés, proteja-os com esparadrapos ou curativos adesivos.

 

Curativo adesivo para diminuir pontos de fricção com o calçado.

Curativo adesivo para diminuir pontos de fricção com o calçado.

 

COMO NOSSAS PALMILHAS ATUAM NA PREVENÇÃO DE BOLHAS NOS PÉS

Outra forma de proteger seus pés contra as bolhas, é com a utilização das palmilhas Pés Sem Dor. Elas redistribuem as pressões plantares e aumentam a aderência do pé ao calçado.

As palmilhas sob medida são confeccionadas através de uma minuciosa avaliação dos pés, para que elas aliviem os pontos de maior pressão.

Palmilhas com elevação no arco plantar.

Palmilhas com elevação no arco plantar.