Cuidados com os pés na 3ª idade

8 de abril de 2015

Fique por dentro dos cuidados com os pés na 3ª idade

Com as melhorias nos tratamentos de saúde e uma expectativa de vida cada vez maior, os idosos têm uma participação cada vez mais efetiva na nossa sociedade e, cada vez mais, essa participação é feita ativamente e com grande qualidade de vida. Porém, para chegar à melhor idade com qualidade e poder aproveitar uma fase mais calma da vida, precisamos tomar cuidado com diversos fatores e, hoje, vamos falar sobre os cuidados com os pés.

Com o passar dos anos, o nosso corpo sofre com o enfraquecimento e a degeneração de várias estruturas. Os ossos e músculos ficam mais fracos, a pele resseca, as articulações enrijecem, enfim, todo o sistema vai enfraquecendo vagarosamente.

Durante toda a vida, os nossos pés têm um papel muito importante para a locomoção e equilíbrio durante as atividades que realizamos, mas, com o passar do tempo, também sofrem com esse desgaste. Por isso, é fundamental que tenhamos cuidados com eles para evitarmos problemas maiores, como machucados, dores e quedas.

Cuidados pé terceira idade

1. Cuidados com os pés na terceira idade

 

Cuidados básicos com os pés na terceira idade

 

  • Olhar com cuidado, examinar e lavar diariamente os pés;
  • Secar bem os pés após o banho, com atenção maior entre os dedos;
  • Cuidado com água muito quente;
  • Cortar as unhas dos pés regularmente em linha reta e não muito curtas. Caso haja risco de lesões ou se o dedo já estiver machucado, apenas lixe-as;
  • Manter os pés sempre hidratados;
  • No caso de calos, é importante ter cuidado com materiais cortantes e procurar sempre um profissional especializado para o trabalho.

 

Proteção dos pés e calçados para terceira idade

 

A escolha do calçado é muito importante para os idosos, pois, além da proteção que o sapato proporciona aos pés, é um fator de segurança quando se fala em quedas.

A primeira coisa que deve se levar em conta na escolha do calçado é a parte interna. Devem ser evitados aqueles calçados com costuras internas, pois essas costuras podem machucar os pés, além disso, o espaço interno deve ser suficiente para acomodar os pés no final do dia, quando estão mais inchados e os calçados inadequados podem apertar os pés e causar bolhas, calos e feridas.

Outro fator que deve ser levado em conta é o modo de calçar e fechar. Hoje temos muitas ferramentas que auxiliam na hora de calçar um calçado, como as calçadeiras, que ganham tempo e evitam desequilíbrios e problemas na hora de abaixar.

Da mesma maneira, o fechamento mais fácil é através do velcro, ao invés dos cadarços, que além de ser mais fácil de fechar, não abrem ou desamarram com facilidade.

Por fim, o solado não pode ser escorregadio de maneira nenhuma, pois pode levar a uma queda e uma queda pode causar grandes problemas, principalmente em idosos.

Resumindo, os calçados devem ser confortáveis e com espaço para acomodar os pés, mesmo quando estiverem inchados, sem machucar; fáceis de calçar e fechar; e devem ser antiderrapante. Dessa forma, conseguiremos proteção e redução do risco de quedas para os idosos.

 

Prevenindo dores e feridas nos pés

Depois dos 65 anos de idade, mais da metade das mulheres e quase 35% dos homens brasileiros relatam dores nos pés, além disso, o número de diabéticos aumenta consideravelmente. Por isso, para os idosos, é fundamental que se previna o aparecimento das úlceras de pressão nos diabéticos e que se previnam as dores, possibilitando que essas pessoas sejam mais ativas e vivam com mais qualidade de vida.

Além dos cuidados básicos citados acima, cuidados mais específicos também podem ser tomados, como:

  • Não caminhar descalço;
  • Nos casos de lesões, procurar um médico o mais rápido possível para evitar complicações;
  • Tratar os pés com um podólogo;
  • Fazer avaliação de sensibilidade com profissional especializado;
  • Fazer exercícios específicos para reduzir ou evitar o inchaço das pernas e pés e manter as articulações e músculos saudáveis. Um exercício que pode ser realizado consiste em fazer o movimento do pé para cima e para baixo vagarosamente. Outro exercício seria fazer movimentos rotacionais com os pés, pode ser no sentido horário ou anti-horário, como na figura abaixo:

 

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2. Exercícios para reduzir ou evitar o inchaço das pernas e pés

 

  • O uso de palmilhas dá suporte para os pés, ajuda a prevenir e reduzir dores e distribui as pressões exercidas durante o caminhar, prevenindo as úlceras de pressão nos diabéticos.

 

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3. Palmilha ortopédica pra suporte aos pés

 

Palmilhas pés sem dor para idosos

As palmilhas Pés Sem Dor para idosos dão suporte para os pés, oferecem o amortecimento, dão conforto e confiança durante o caminhar, além de melhorar o alinhamento, prevenindo dores futuras e melhorando as dores já existentes.

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4. Idoso com o arco do pé desabado

 

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5. Pés com uso da palmilha, com o arco levantado

 

Palmilhas Pés Sem Dor para diabetes

As palmilhas Pés Sem Dor distribuem as pressões e as cargas exercidas nos pés, prevenindo e protegendo os pés dos diabéticos contra úlceras plantares.

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6. Palmilha ortopédica para pés diabéticos

 

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