Categoria: Cuidados

Dedo em garra e dedo em martelo


Autor:

Entenda o que causa o surgimento do dedo em garra e dedo em martelo

Você já reparou que algumas pessoas possuem os dedos com formatos estranhos e diferentes dos seus? Por mais esquisitos que possam parecer, alterações no posicionamento dos dedos dos pés são comuns e afetam cerca de 11,4% da população brasileira, segundo pesquisa realizada pela Pés Sem Dor, e, geralmente, não causam dor e incomodam apenas esteticamente.

Tais deformidades são causadas devido o encurtamento e retração de alguns músculos e ligamentos agregados às falanges (ossos que compõem os dedos) e são classificadas em duas categorias:

 

  • Dedo em martelo: É uma condição na qual o dedo fica com uma porção fletida e outra estendida.
Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (1)

1. Dedo em martelo

 

  • Dedo em garra: É uma condição na qual o dedo fica fletido para baixo, parecido com uma garra.
Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (2)

2. Dedo em garra

 

O que causa?

As principais causas do desenvolvimento de dedos em garra ou dedos em martelo são derivadas do mau posicionamento e sobrecarga prolongada no antepé. O uso de sapatos inadequados (apertados ou com bico fino) são os maiores vilões para o bem-estar dos pés, pois diminuem espaço de movimentação dos dedos.

Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (3)

3. Calçados inadequados

 

Alguns outros fatores, como o formato natural dos pés ou doenças reumáticas (como a artrite) também podem pré-dispor os indivíduos a desenvolverem esses tipos de alterações nos dedos.

Como a palmilha Pés Sem Dor pode ajudar?

Na maioria dos casos, mesmo não causando grandes dores, esses tipos de alterações fazem com que os dedos sofram pressões em alguns pontos, o que pode contribuir para o aparecimento de calos ou bolhas.

Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (4)

4. Pressão nos pés

 

Por causa disso, é importante utilizar palmilhas ortopédicas para aliviar os pontos de pressão e evitar que aumentem as dores nos dedos. As palmilhas são fabricadas com uma elevação na região anterior aos dedos para melhorar a distribuição das cargas nos pés.

 

Blog 12 - Dedo em garra e dedo em martelo (5)

5. Palmilha Pés Sem Dor

 

Além disso, é importante trocar o calçado por modelos confortáveis e evitar o agravamento da deformidade. A utilização de separadores de dedos também pode ser útil.

 

Quer saber mais sobre dedo em garra e dedo em martelo? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (Sem votações ainda)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Izabel Maria N. M. Diniz Recent comment authors
newest oldest most voted
Izabel Maria N. M. Diniz
Visitante
Izabel Maria N. M. Diniz

Boa tarde, obrigada pelas explicações simples e claras sobre o problema ocasionado por essas duas deformidades. Estou com um dedo em martelo no pé esquerdo e outro no pé esquerdo, doendo muito e em começo para acontecer o mesmo. Ao consultar um ortopedista, o mesmo disse tratar-se de um problema degenerativo, tipo uma artrose, sem mais orientações. Estou grata por compreender o que pode fazer acontecer essa deformidade.
Obrigada pelas orientações,
Izabel Maria N. M. Diniz
Natal – RN