Categoria: Dicas

Diabetes e final de Ano. Como é que faz?


Autor:

Final de ano chegou! E agora, como manter o diabetes sob controle nas festas de Natal e Ano Novo?

Essa é uma tarefa árdua pra muita gente. Tem quem jogue tudo para o ar e vá direto nos comes e bebes. Mas será que esse é o jeito mais saudável de aproveitar?

Para aqueles que não pensam no dia de amanhã, vale lembrar que ele sempre vem – e a culpa vem junto! – assim como as complicações no diabetes, que também não demoram para dar as caras.

Pensando nisso, separamos algumas dicas pra você sobreviver aos banquetes sem passar perrengue. Borá conferir?

 

  • Tenha controle:

Tenha consciência do que acontece com o seu corpo. Faça exames, vá ao médico com frequência e se dedique ao controle da glicemia. Esse é o fator mais importante.

 

  • Faça boas escolhas:

Na hora da ceia, não abuse no carboidrato. Evite arroz branco, pão branco e macarrão branco. Substitua tudo o que puder por alimentos integrais – no caso da farofa, troque a farinha branca por ingredientes como a Quinoa, por exemplo.

Também é interessante usar o método de compensação: caso queira muito o panetone, deixe pra lá a batata frita ou a maionese. Escolha o suficiente para dar um prato que te satisfaça, sem que você sinta tanta vontade de repetir – mas tudo dentro dos limites!

 

  • Conheça seus limites e os riscos:

Lembre-se que você pode comer de tudo, mas isso não te da permissão pra comer UM CAMINHÃO de comida. A regra “coma de tudo um pouco” vai muito bem nessa hora. Sempre pense: se uma pessoa que não tem diabetes come um pernil inteiro, seis fatias de panetone e um montão de arroz, qual as chances de não ter consequências?

 

  • A bebida também conta:

Essas festas são grandes momentos de celebração, e a bebida corre solta. Por mais prazeroso -e tradicional – que seja, o consumo de bebidas alcóolicas também precisa ser feito com moderação, mesmo em situações tão especiais assim. A nossa dica é: não exagere nem no álcool, nem no doce, nem no carboidrato.

Se for exagerar em algo, que seja em aproveitar ao máximo a festança!

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário

avatar