Categoria: Bem estar

É corredor? Pratica alguma atividade física? Fique de olho na canelite


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Uma das três lesões mais frequentes em corredores.

O que é?

A canelite é uma inflamação na tíbia, o osso principal da canela, ou nos músculos e tendões que estão em sua volta. Muito comum em corredores e praticantes de atividades físicas que não se protegem corretamente, causando assim a dor na canela.

Canelite

Canelite

Sintomas

O principal sintoma da canelite é a sensibilidade e a dor na parte interna da tíbia, que começa suave, quando se faz atividades físicas de alto impacto. Se não tratada, ela pode evoluir e aumentar de intensidade. A dor no osso da canela pode interferir até em uma simples caminhada.

+ Leia também: O que pode ser a dor no osso da canela

Causas

A causa mais frequente da canelite é o uso excessivo das pernas, porém, existem outros fatores, como:

  • Pisada errada;
  • Pé chato
  • Fraturas por estresse;
  • Inchaço ou inflamação dos músculos, tendões e o tecido que cobre a tíbia.
  • Inchaço ou inflamação dos músculos, tendões e da camada fina de tecido que cobre a tíbia
Imagem ilustrativa indicando a região das dores da canelite.

Área da dor

Tratamento

A forma mais adequada de tratar a canelite é o repouso, é preciso que o osso descanse e os tecidos e tendões se recuperem. A aplicação de gelo alivia a dor no local. Em casos mais sérios, é necessário o uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos por um médico.

Fisioterapia e o uso de palmilhas ortopédicas também é indicado para que o tratamento seja ainda mais eficaz.

Quando posso voltar às minhas atividades?

Tudo vai depender do grau da sua inflamação. Por isso, é muito importante que você repouse e busque ajuda de um profissional.

Dicas

  • As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são uma forma de tratar a canelite e impedir que ela volte, corrigindo os desalinhamentos, erros de pisada, dando suporte para o pé, diminuindo as sobrecargas e protegendo o pé contra grandes impactos.E o melhor é que dá pra usar mesmo depois de tratar a canelite, durante os exercícios, no dia dia! O corredor aumenta a sua permance e ainda se protege contra lesões.
  • Quando voltar a praticar esportes, lembre-se de aplicar gelo na canela, de 3 a 5 minutos, para prevenir ou aliviar a dor;
  • Faça alongamentos antes de começar qualquer atividade;

Gostou desse post? Deixa aqui o seu comentário! Até o próximo post.

Links Externos

      1. 1) Globo Esporte | Eu Atleta: O que é? Inflamação na canela é comum em esportistas iniciantes
      2. 2) Clínica Deckers | Ortopedia: Tibialgia (Dor na canela)
      3. 3) Globo Esporte | Eu Atleta: Já teve canelite? Saiba como se tratar e não sentir mais dores no treino
      4. 4) National Center for Biotechnology Information | Article: Medial tibial stress syndrome: conservative treatment options

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