Categoria: Atividade física

Musculação pode controlar diabetes, segundo pesquisa


Autor:

Segundo uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a prática de exercícios de força, como a musculação, pode reduzir a gordura acumulada no fígado e melhorar o controle da glicemia em pessoas obesas e com diabetes.

Todo mundo sabe que a prática de atividades físicas ajuda a controlar doenças, mas dessa vez, o foco do estudo são os mecanismos, isto é, por quais meios isso acontece.
Os cientistas do Laboratório Molecular do Exercício (LaBMEX), da universidade, fizeram experimentos com camundongos e observaram que apenas 15 dias de treino moderado foram suficientes para melhorar a sinalização celular feita pela insulina no tecido e a redução na síntese hepática de glicose. Excesso de gordura no fígado causa inflamação no local, tornando as células hepáticas menos suscetíveis à insulina. Em alguns casos, esse quadro pode progredir à cirrose e falência do órgão.

Homem fazendo musculação na academia

Exercícios de força também controlam a glicemia

Leandro Pereira de Moura, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e coordenador do estudo, disse que reduzir a gordura hepática é fundamental para auxiliar o controle de diabetes. Quando a sinalização feita pela insulina fica comprometida no tecido, o fígado, que deveria produzir glicose apenas em situação de jejum, passa a liberar essa substância na corrente sanguínea mesmo após o consumo de carboidratos, quando os níveis de insulina estão altos. E isso aumenta os níveis de glicose no sangue.

Este conteúdo foi publicado pela Agência Fapesp. Você pode acessá-lo aqui.

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário

avatar