Categoria: Curiosidades

Por que o tendão tem o nome de Aquiles? Saiba aqui o motivo!


Autor:

Palmilhando pela história

O tendão de Aquiles realiza varias funções enquanto andamos de lá para cá. Ele é extremamente desgastado durante as corridas e o bom funcionamento dele é muito importante para qualquer atividade física. O nome original, na verdade, é tendão de calcâneo. Mas, por conta do mito de Aquiles, o tecido foi batizado com esse nome.

Na mitologia grega, mais precisamente na obra “Ilíada”, de Homero, Aquiles é filho do rei Peleu e da deusa Tétis. Nessa versão, o semideus é protegido porque logo após o nascimento, sua mãe o mergulhou nas águas do rio Estige. Porém, apenas a região do calcanhar não foi molhada, o que depois virou o ponto fraco do guerreiro.

 

Escultura de Aquiles

 

Durante a Guerra de Troia, Aquiles foi morto por Paris – príncipe troiano. A flecha o atingiu direto no calcanhar, e seu fim o elevou à posição de Herói. Por todos seus feitos, algumas versões relatam que Aquiles recebeu a justa recompensa e foi levado por Zeus para a ilha dos bem-aventurados.

Por mais que seja o ponto fraco de Aquiles, esse tendão é o mais resistente do corpo humano. Ele está localizado atrás do tornozelo e liga os músculos da panturrilha (tríceps sural) ao osso do calcanhar (calcâneo). Essa região é responsável por gerar força para impulsionar a passada e é muito requisitada durante as corridas.

 

Foto de tornozelo inflamado.

Região do tendão de Aquiles

 

As tão temidas dores….

O Tendão de Aquiles é uma das áreas mais sujeitas a dor no pé, tanto para homens quanto para mulheres. O uso de calçados inadequados e a sobrecarga são os principais causadores das dores e lesões. Treinos muito intensos e a diferença do tipo de pisada (pronada ou supinada) também comprometem o bom funcionamento desse tecido.

O diagnóstico mais comum, relacionado à dor no Tendão de Aquiles, é a tendinopatia. Ela acontece quando as fibras que formam os tendões e transferem a força dos músculos para os ossos estão alteradas, deixando o tendão mais fraco e vulnerável. Normalmente, por ser muito gasto durante as atividades diárias, o tendão de Aquiles fica exposto a essa lesão.

 

E agora, como se prevenir das lesões na região?

A palmilha Pés Sem Dor pode resolver suas dores! Ela diminui a sobrecarga e corrige alterações, reduzindo o esforço da panturrilha ao impulsionar o corpo. Com isso, a carga sobre o tendão é amenizada, assim como a dor e a inflamação. A palmilha também corrige o desalinhamento e endireita a pisada.

O resultado é garantido: conforto, proteção e bem-estar para os seus pés.

Imagem de um par de palmilhas com suas especificações.

Palmilha Pés Sem Dor.

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...

Deixe um comentário

avatar