Categoria: Esportes

Você sente dores jogando vôlei? Veja como se prevenir


Autor:

O voleibol é um dos esportes mais famosos do Brasil. Desde o boom em 1980 – devido a profissionalização, ao alto investimento e a divulgação na tv – a atividade começou a fazer sucesso e o número de praticantes só aumentou. Segundo a pesquisa feita pelo Ministério do Esporte em 2015, o vôlei está em segundo lugar na lista de esportes mais praticados do Brasil. Isso representa 16,7 milhões de pessoas praticando essa atividade no país.

Mas foi nos anos 2000 que a modalidade se consolidou. Como representante do vôlei nacional, a seleção brasileira começou a se destacar nos campeonatos mundiais. O grupo masculino conquistou medalha de ouro nas olimpíadas de Atenas (2004) e do Rio de Janeiro (2016). Já as meninas trouxeram o ouro para casa em Pequim (2008) e Londres (2012).

 

Seleção masculina campeã. Rio de Janeiro (2016)

 

A dificuldade dos atletas: lesões

Por conta do excesso de treinos e pela sobrecarga da musculatura, os atletas de vôlei sempre estão sujeitos a lesões. Algumas delas aparecem com mais frequência, como:

  • Lesões no joelho: essa articulação é muito gasta durante a atividade. Por conta disso, é comum o desenvolvimento de lesões crônicas na região;
  • Lesões no tornozelo: Normalmente entorse e lesões ligamentares;
  • Lesões nas mãos: A luxação dos dedos é muito comum. Entorse nos dedos e rupturas de ligamentos também aparecem com frequência;
  • Lesões no ombro: A sobrecarga na região impulsiona o processo inflamatório dos músculos e dos tendões.
  • É normal o aparecimento de bursite e tendinite.

 

 

Como se prevenir das lesões nesse esporte?

Como o vôlei é um esporte sem contato físico, a lesão aguda é uma consequência do impacto corporal com o solo. Por isso, proteger os pés com bons calçados e com uma palmilha sob medida é essencial.

As palmilhas sob medida possuem amortecedores nos pontos de maior pressão do pé. Um deles está localizado logo abaixo do dedão e do primeiro metatarso. Já o outro, na lateral do calcanhar, para amortecer o impacto do salto.

Palmilhas Pés Sem Dor

Palmilhas Pés Sem Dor

 

Nossa Equipe

Nós da Pés Sem Dor esperamos que essa postagem tenha esclarecido como você pode se prevenir. Caso tenha alguma sugestão ou consideração, não hesite e converse com a gente!

1 Estrela(s)2 Estrela(s)3 Estrela(s)4 Estrela(s)5 Estrela(s) (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário

avatar