Tendinite

A tendinite é a inflamação de um ou mais tendões. Antes de nos aprofundarmos mais nas informações sobre tendinite, vejamos o conceito básico de tendão. Em linhas gerais, o tendão é uma estrutura fibrosa, constituída por tecido conjuntivo, cuja função é tracionar o osso durante o processo de contração muscular, possibilitando o movimento de uma articulação.

Quando essa estrutura sofre algum tipo de processo inflamatório, ocorre uma condição chamada tendinite, que provoca intensas dores e dificuldade no movimento.

 

tendinite

tendinite

A tendinite frequentemente está ligada à realização de movimentos repetitivos, por isso, pessoas cujos hábitos demandam tais repetições (por exemplo: corredores, pianistas, profissionais de informática e dançarinos) estão mais propensas a sofrerem com esse problema. Além desse fator, a tendinite também pode ser causada por algum trauma específico na região acometida.

Em relação aos sinais e sintomas, a tendinite costuma ocasionar fortes dores, dificuldade na execução de determinados movimentos, inchaço e vermelhidão no local afetado.

Para tratar esse tipo de lesão é altamente indicado um acompanhamento médico do caso. Além disso, algumas práticas, como fazer fisioterapia, repousar o tendão acometido e aplicar gelo no local da inflamação são boas aliadas para promover um maior conforto e alívio das dores.