Tendão de Aquiles o que é

Os tendões são um tipo de tecido que conecta os músculos aos ossos, no caso do tendão de Aquiles, ou tendão do calcâneo como também é conhecido, sua função é fazer a junção do músculo tríceps sural também conhecido com panturrilha (composto pelos músculos: gastrocnemio medial, gastrocnemio lateral e sóleo) ao osso calcâneo.

O uso frequente de calçados com salto alto favorecem o encurtamento do tendão de Aquiles, consequentemente, acarreta em alteração da biomecânica, não só da articulação por ele compreendida, como também a alteração das demais articulações pelo mecanismo de compensação.
 

Tendão de Aquiles.

Tendão de Aquiles.

As lesões no tendão de Aquiles são as mesmas encontradas em outros tendões do corpo, ou seja, podem ser desde tendinites, rupturas parciais até rupturas completas. As rupturas completas estão associadas, geralmente, a esportes de alto impacto e tendinite crônica.

Alterações do alinhamento do tornozelo em relação ao pé, como a pronação e a supinação da articulação sub-talar também contribuem para sobrecarga mecânica no tendão de Aquiles.

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor podem diminuir a sobrecarga mecânica do tendão de Aquiles melhorando assim as dores.