Palmilha para Pé Chato Infantil

Quando o assunto é criança, um aspecto fundamental é o desenvolvimento do arco longitudinal medial. O arco dá estrutura para o pé, auxilia no caminhar e saltar e no amortecimento de impacto.

Durante a infância, o arco se desenvolve e nos dá proteção na vida adulta. Criança com pé chato, quando está em pé, o arco diminui ou desaparece por completo, reaparecendo quando a criança senta ou anda na ponta dos pés.

Pode haver alguma alteração na maneira de caminhar, assim como pode ocorrer dor, sensibilidade ou cãibras na parte inferior do pé, na panturrilha, no tornozelo ou em outra área em torno do pé.


Palmilha para Pé Chato Infantil

Palmilha para Pé Chato Infantil

Saber o tipo de pé da criança é importante, porque a criança que não desenvolve o arco plantar pode se tornar um adulto com problema de pés chatos. Uma vez identificado que a criança tem pé chato é imprescindível que ela passe por uma avaliação para verificar se há risco e se alguma intervenção deve ser feita.

Umas das opções mais eficientes para solucionar o problema do pé chato na criança é a palmilha ortopédica. A palmilha para pé chato infantil possui suporte para o arco, e com o uso contínuo, ao longo do desenvolvimento da criança, auxilia na formação do arco. O ideal é que a palmilha seja usada a partir dos quatro anos (quando o arco começa a se formar), ou em qualquer momento até os 12 anos é possível usá-la para ajudar na formação do arco plantar. Após essa idade, dificilmente o arco mudará de conformação.

As palmilhas devem ser trocadas periodicamente, assim como os calçados, para acompanhar o crescimento da criança.