Produtos utilizados pelos brasileiros para seus pés
A- Tamanho dos calçados brasileiros versus largura necessária
O sistema brasileiro de numeração dos sapatos não apresenta opções de diferentes larguras. Questionamos os entrevistados sobre a numeração do seu sapato e se a largura é adequada.
A seguir a distribuição dos respondentes de acordo com o tamanho dos sapatos:
95,7% dos homens são atendidos com 7 tamanhos diferentes de calçados (38 a 44) e 97,8% das mulheres são atendidas com 7 tamanhos diferentes (33 a 39).
Um dado interessante é que 10,1% dos homens e 23,1% das mulheres têm um pé maior do que o outro. Destes, apenas 3,6% dos homens e 3,2% das mulheres têm necessidade de comprar sapatos com um pé de tamanho diferente do outro.
B- Largura dos sapatos
14,9% dos homens e 25,6% das mulheres da amostra disseram que a largura padrão do sapato não é adequada. Esses percentuais aumentam significativamente com a idade e com o aumento do índice de massa corporal. A renda mensal não demonstrou interferência na tendência.
C- Volume de sapato / volume do pé
Foi solicitado aos respondentes classificar seus pés como:
– robusto – com volume maior do que o normal e
– magros – com menor volume do que o normal.
80,1% dos homens e 67,9% das mulheres classificaram seus pés como normais.
Seguem as tabulações cruzadas por idade e volume do pé.
Observação:
As mulheres acreditam que seus pés são menos “normais” do que os homens. 12,3% a 14,5% dos homens e 14,7% a 21,9% das mulheres consideram seus pés robustos (gordos). As mulheres também consideram seus pés mais magros do que o normal em parcela maior do que os homens.
D- Calçados Masculinos: frequência de utilização por tipo
Utilização por tipo de calçado.
Observações:
Analisando a utilização por idade categorias “sempre” e “muitas vezes”.
Observações
Analisando a utilização de calçados masculinos por IMC categorias “sempre” e “muitas vezes”.
Observações:
E- Comportamento de compras de sapatos/sandálias masculinos
Os entrevistados foram questionados sobre quantos pares de sapatos/sandálias compraram nos últimos 90 dias.
A informação é muito interessante e está segmentada por idade, renda mensal e índice de massa corporal.
Segue a média de pares que foram adquiridos pelos entrevistados nos últimos 90 dias por faixa etária.
Observações :
Estes números são provavelmente uma estimativa alta. Para a amostra entrevistada da pesquisa, a população brasileira masculina comprou, em média, 2,637 pares nos últimos 90 dias.
Em termos do número de pares comprados, a parcela de mercado para cada tipo de calçado é a seguinte:
Segue a média de pares comprados nos últimos 90 dias por renda mensal.
Observações :
Segue a média de pares comprados nos últimos 90 dias por índice de massa corporal.
Observações :
F- Total de pares de calçados que os homens possuem
O total de pares de calçados, por tipo, que os homens têm, classificados por idade.
Observação :
Os armários dos homens têm, em média, entre 7,583 e 11,079 pares de sapatos ou sandálias. Os mais jovens têm mais tênis e os mais velhos mais sapatos sociais.
G- Calçados Femininos: frequência de utilização por tipo
Foi solicitado às mulheres que indicassem a frequência de uso aproximada por tipo de calçado de segunda-feira a domingo.
Observações:
Considerando-se as duas categorias “sempre” e “muitas vezes”, verificamos a seguinte ordem de frequência de uso:
41,5% das mulheres usam apenas sandálias ou “rasteirinhas”. 21,3% delas usam sapatos sem salto (sapatos sociais e/ou sapatilhas) e “outros”. Portanto, somando-se as duas categorias acima se conclui que 62,8% das mulheres evitam saltos.
Calçados Femininos
Análise de uso por idade
Observações:
Análise de uso por renda mensal
Observações:
Análise de uso por IMC ( Índice de Massa Corporal)
Observações:
H- Comportamento das mulheres na compra de sapatos/sandálias
As entrevistadas foram convidadas a dizer quantos pares de sapatos/sandálias compraram nos últimos 90 dias.
A informação é muito interessante e está segmentada por idade, renda mensal e índice de massa corporal.
Segue a média de pares que foram adquiridos pelos entrevistados nos últimos 90 dias por faixa etária.
Observações :
A seguir o número médio de pares comprados nos últimos 90 dias por renda mensal.
Observações :
Segue a média de pares comprados nos últimos 90 dias por índice de massa corporal.
Observações :
I- Total de pares de calçados que as mulheres possuem
Por idade
Observações :
Número de pares de sapatos/sandálias de mulheres
Observações:
Total de pares de sapatos/sandálias de mulheres
Por Índice de Massa Corporal – IMC
Observações:
J- Sapatos novos machucam seu calcanhar no final do tendão de Aquiles?
Observações:
K- Homens – Meias
Utilização de meias por idade
Observações:
Observação:
A obesidade influencia muito pouco na utilização de meias.
Meias Masculinas
Tipos de meias utilizadas
Os respondentes foram solicitados a identificar três tipos de meias mais usadas por eles de acordo com a figura abaixo.
A seguir o percentual de uso de meias por tipo e idade.
Observações
Observações:
Observações:
L- Mulheres – Meias
Perguntamos às mulheres com que frequência elas saem sem meias.
Observações:
A renda mensal não interfere no uso ou não de meias pelas mulheres.
Observações:
Tipos de meias utilizadas
As respondentes foram solicitadas a identificar os “3” tipos de meias mais usadas de acordo com a figura abaixo.
Por idade
Por renda mensal
Por IMC
Observações:
M- Palmilhas
8% dos respondentes utilizam palmilhas. Veja a seguir as correlações com gênero, idade, IMC (Índice de Massa Corporal) e renda mensal.
Observações:
A utilização de palmilhas é influenciada pela renda. Quanto maior a renda mensal maior a quantidade de pessoas que utilizam palmilhas.
Frequência de uso de palmilhas
A frequência no uso de palmilhas é relacionada à idade. Com o avanço da idade há um aumento no uso de palmilhas. Homens usam mais palmilhas do que mulheres.
Total de palmilhas que possui
A maioria dos usuários de palmilhas tem apenas um par. Pessoas mais velhas possuem mais pares.
Usuários de palmilhas com renda mensal maior têm mais pares de palmilhas (em pequena proporção). Homens e mulheres têm aproximadamente a mesma quantidade de pares de palmilhas.
Palmilhas: Sob medida versus pronta entrega
Os usuários de palmilhas indicam que 33,3% têm palmilhas sob medida, e 66,7% tem palmilhas de pronta entrega. Segue análise por idade.
% de usuários de palmilhas
Observações:
A decisão de usar palmilhas sob medida ou prontas não está relacionada com a renda mensal.
N- Uso de creme nos pés
44,2% da população usa creme nos pés. As mulheres (62,3%) em maior proporção que os homens (21,8%). É um excelente mercado consumidor de cremes, loções, hidratantes, produtos esfoliantes e etc
Metade das mulheres que usa creme, o faz diariamente, e o propósito principal do uso do creme é a hidratação, tanto para homens como para mulheres.
Quanto maior a renda mensal da população, maior o uso de creme entre as mulheres. 75,4% das mulheres com renda mensal acima de 7 mil reais fazem uso de creme nos pés.
Mais da metade das mulheres , independente da renda mensal, usam creme diariamente. A frequência no uso diário aumenta conforme o aumento da idade.
No caso de homens a variação entre renda mensal e uso de creme é pequena, variando de 18,9% a 22,5%, respectivamente, do segmento de baixa renda mensal (renda mensal menor de 1.000,00 reais) a alta renda (acima de 7 mil reais mensais).
Para as mulheres e homens, quanto maior a idade, maior o uso de creme nos pés, provavelmente devido a mais problemas que surgem nos pés com a idade. Veja a tabela abaixo:
Faixas etárias e incidência de uso de creme para homens e mulheres
O uso de creme nos pés também aumenta com o peso. Aumento de peso causa mais problemas de pés, o creme pode ser usado com massagem para aliviar as dores e incômodos.
IMC (índice de massa corpórea) e incidência de uso de creme para homens e mulheres
44% da população adulta usuária de cremes para pés é um excelente mercado. O nicho desse mercado é ainda composto por mulheres de classes A e B pois quase 75% são usuárias de creme nos pés e acima dos 30 anos. A proposta de valor dos cremes deve estar focada na hidratação dos pés.
O- Massagem nos pés
68,7% da população massageia os pés. Metade desse total massageia às vezes. As mulheres são bem mais assíduas dos que os homens nas massagens nos pés
97% dos homens e 98,6% das mulheres fazem massagem usando mãos e 76,8% dos homens e 84,4% das mulheres fazem em si próprios.
Renda mensal: quanto maior a renda mensal mais mulheres fazem massagens diariamente ou 1 ou mais vezes por semana e fazem uso de um profissional. Para os homens, o nível de renda mensal não afeta a frequência nem o modo como é feita a massagem.
P- Pintar as unhas dos pés
46,8% da população pinta as unhas do pé. Mulheres muito mais 81,6%. Elas são as grandes consumidoras desse mercado de esmaltes e de produtos e serviços para unhas.
O nível de renda mensal não afeta o total de mulheres que pintam as unhas. A grande maioria delas, em qualquer faixa de renda mensal, pinta as unhas dos pés, de uma a duas vezes por mês. As de renda mensal mais baixa são as que mais usam os tons da moda . No caso dos homens, quanto mais baixa a renda mensal, mais pintam as unhas dos pés e com maior frequência, e são grandes usuários de esmalte de tom incolor:
As mais jovens pintam mais e com maior frequência, utilizando tons da moda e tons claros, as mais velhas preferem os tons vermelhos e tons claros. No caso dos homens, os mais jovens também pintam as unhas mais vezes, a grande maioria utiliza tom incolor.
Em relação ao peso, para as mulheres com peso mais baixo, há maior frequência em pintar as unhas dos pés. Provavelmente por que são as mais jovens e/ou mais vaidosas.
82% do público feminino, em qualquer faixa de renda mensal, etária ou IMC é consumidora potencial de produtos como:
-Esmaltes e produtos relacionados
-Instrumentos e serviços de pedicure