Dor na parte externa tornozelo

A dor na parte externa do tornozelo, refere-se na região do maléolo lateral que é a extremidade inferior do osso da fíbula (também conhecido como perônio), pode acontecer por desalinhamentos mecânicos e/ou por pisada incorreta.

Dor na parte externa tornozelo

Dor na parte externa tornozelo

A anatomia do tornozelo favorece o entorse lateral, pois o maléolo lateral da fíbula é localizado mais abaixo que o maléolo interno da tíbia. Além disso o ligamento deltóide da parte interna do tornozelo é mais robusto que os três ligamentos da parte externa (talo fibulares anterior, posterior e calcaneo fibular).
Outra situação que favorece a torção externa é quando a pessoa tem tendência a uma pisada supinada, que é quando se faz força excessiva na parte lateral do pé, quinto metatarso, e dedinho.
Como tratarmos isso? Numa fase inicial do entorse, isto é, na fase aguda, usamos basicamente compressas de gelo por vinte minutos no local do entorse, várias vezes ao dia se possível (três vezes, seria excelente). Após 72/96h, usamos compressas de calor/frio alternadamente ou somente calor, dependendo do fisioterapeuta, que também iniciará exercícios leves de mobilização passiva e ativa, e propriocepção para estabilizar a articulação do tornozelo.
Utilizamos de maneira eficaz as palmilhas Pés Sem Dor para manutenção do trabalho fisioterápico.