|
|
|

Polidactilia

Escrito por Maria Morato | Atualizado em 1 de setembro de 2021.

é estudante de jornalismo e criadora de conteúdo da Pés Sem Dor. Escreve sobre patologias, saúde e bem estar no site e blog da Pés Sem Dor. Gosta de ler e conhecer lugares novos!

Você pode encontrar Maria Morato no Linkedin

A polidactilia, popularmente conhecida como duplicidade de dedos, é uma condição que afeta as mãos e/ou os pés, na qual a pessoa possui mais do que cinco dedos em um membro. 

Essa patologia pode variar bastante em sua apresentação, pois a pessoa que possui essa patologia, pode ter um ou mais dedos extras totalmente desenvolvidos, ou apresentar apenas uma protuberância na pele. 

A polidactilia pode ser classificada em dois tipos: a polidactilia sindrômica, que acontece em pessoas que possuem algumas síndromes genéticas, e a polidactilia isolada, quando ocorre uma alteração genética relacionada apenas ao surgimento de dedos extras. 

Essa condição pode ser descoberta por um médico durante a gravidez, através de um ultrassom ou de testes genéticos. Dessa forma, é importante a realização do pré natal e acompanhamento com um médico obstetra, pois o tratamento depende da localização da polidactilia.

O caso mais raro documentado sobre a polidactilia é o caso de uma criança com 16 dedos nos pés e 15 dedos nas mãos.

Causas

Até a sexta ou sétima semana de gestação, acontece a formação das mãos do bebê no útero da mãe. Durante essa fase, caso aconteça alguma alteração, o processo de formação das mãos do bebe pode ser prejudicado, levando ao surgimento de dedos extras nas mãos e/ou nos pés.

Na maioria das vezes, a polidactilia ocorre sem nenhuma causa aparente, porém, alguns defeitos nos genes transmitidos de pais para filhos ou a presença de síndromes genéticas podem estar relacionadas ao aparecimento de dedos extras.

Pesquisadores ainda buscam todos os possíveis genes envolvidos na formação de dedos extras. A polidactilia pode ter um traço familiar ou ser um caso isolado. Ela é considerada uma anomalia não-sindrômica. No entanto, pode acontecer como parte de uma síndrome. Algumas síndromes que podem apresentar-se com polidactilia incluem a Síndrome Greig Cephalopolysyndactyly (GCPS) ou Síndrome de Bardet-Biedl (BBS).

Tipos de Polidactilia

Existem dois tipos de polidactilia isolada, que ocorrem quando a modificação genética altera apenas a quantidade de dedos nas mãos ou nos pés, e a polidactilia sindrômica que acontece em pessoas que têm síndromes genéticas, como a síndrome de Greig ou síndrome de Down, por exemplo. 

A polidactilia isolada é classificada em três tipos:

  • Pré-axial: acontece quando nasce um ou mais dedos do lado do polegar do pé ou da mão;
  • Central: consiste no crescimento de dedos extras no meio da mão ou do pé, porém é um tipo muito raro;
  • Pós-axial: é o tipo mais comum, ocorre quando o dedo a mais nasce ao lado do dedo mindinho, da mão ou do pé. 

O tratamento para a polidactilia depende do local onde está o dedo extra e a forma como está conectado aos outros dedos, porque podem estar compartilhando nervos, tendões e ossos que são estruturas importantes para o movimento das mãos e pés.

A cirurgia de remoção dos dedos extras é simples e geralmente não há complicações pós-cirúrgicas. Se forem dedos que não possuem ossos, podem ser extraídos logo após o nascimento do bebê. A cirurgia mais delicada é a cirurgia dos dedos maiores, completamente formados, realizada a partir dos três anos de idade.

Existem adultos que não retiram o dedo extra quando criança,  e optam por não fazer a cirurgia, já que ter um dedo a mais não causa nenhum problema de saúde. 

A solução para polidactilia

Sabemos o quanto pode ser desafiador encontrar calçados que acomodam os pés de pessoas com polidactilia. Os calçados comuns são apertados, não possuem espaço suficiente para acomodar os dedos extras, e por isso podem causar patologias nos pés como calos, bolhas, joanetes e outras deformidades. Foi pensando nessa e outras condições que a Pés Sem Dor criou uma linha de sapatos feitos totalmente sob medida para os pés de cada pessoa. 

Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor
Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor

Por que usar sapatos sob medida?

A forma como os calçados em geral são produzidos, não atendem as necessidades de toda a população. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com esses calçados que compramos em lojas normais, feitos de forma genérica, justamente, porque eles são feitos sem levar em consideração as particularidades de cada pé.

Os calçados sob medida  acomodam o formato do pé da pessoa, melhorando o conforto e eliminando dores causadas pelos calçados comuns. Se você possui pés largos, pés inchados, com deformidades, patologias fica muito tempo em pé, os calçados sob medida vão acabar com as suas dores e problemas na hora de usar um sapato.

Eles são feitos de forma única para o pé de cada pessoa, com precisão digital milimétrica, levando em consideração todos os detalhes, desde problemas nos pés, tipo de pisada e dores. Veja agora outros benefícios dos calçados sob medida:

Sapato Sob Medida Pés Sem Dor
Sapato Sob Medida Pés Sem Dor
  • Encaixe perfeito dos pés;
  • Mais conforto;
  • Mais tempo em pé sem dores ou desconfortos;
  • Prevenção de progressão de patologias;
  • Mais espaço para colocar uma palmilha sob medida.

Problemas nos pés causados por sapatos apertados

Muitas pessoas têm dificuldades em encontrar um calçado que caiba corretamente em seus pés, e por isso acabam comprando um calçado apertado.

As dores podem ser o primeiro sinal de que o seu calçado não é o mais adequado e pode estar te machucando. Pode pressionar a pele, causando ferimentos, e pressionar os ossos, desenvolvendo patologias e lesões mais sérias, como:

Imagem ilustrativa da fricção entre os dedos e o calçado.
Área de surgimento dos calos

Processo de produção dos sapatos sob medida

Nossos especialistas captam com precisão todas as medidas de seus pés, usando um escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. A Pés Sem Dor é a única empresa a oferecer essa tecnologia de precisão no Brasil.

Imagem ilustrativa sobre as partes importantes para produzir um sapato sob medida
Na Pés Sem Dor, cada parte do seu sapato sob medida é pensado e feito com qualidade e precisão.

Com as informações captadas, criamos uma forma idêntica aos seus pés em nossas impressoras 3D. Somos os primeiros no Brasil a usar impressoras 3D para moldes de calçados sob medida.

Com o molde feito exatamente para os seus pés, começamos o processo de fabricação do sapato, que será confeccionado com qualidade e rapidez em 3 dias úteis!

Sapatos sob medida e palmilhas ortopédicas

O sapato sob medida elimina as dores causadas pelos calçados convencionais, que geralmente podem ser apertados e desconfortáveis. Para eliminar as dores causadas por patologias, o ideal é que o calçado sob medida seja usado com uma palmilha sob medida que redistribui a pressão na sola do pé e alinha a pisada.

Para saber mais sobre as palmilhas, clique aqui

Perguntas Frequentes

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Quanto custa um sapato sob medida?

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor possuem valores de acordo com as medidas captadas durante a avaliação. Essa é a melhor opção para quem sempre tem problemas para encontrar sapatos que os acomodam perfeitamente e não causam nenhum tipo de dores. 

E tem mais! Se você não se adaptar ao seu calçado em até 90 dias, a Pés Sem Dor devolve o seu dinheiro investido! É simples e fácil! 

Como adquirir seu sapato sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas. Ligue, mande uma mensagem para o WhatsApp 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/sapatosobmedida/agendamento.

Como funciona a avaliação dos sapatos sob medida?

Ao chegar em uma Unidade Pés Sem Dor, você será recebido por um especialista em pés, tornozelos e joelhos, em seguida, preencherá uma ficha de cadastro e responderá algumas questões sobre as suas dores. Após essa etapa, a avaliação dos pés é iniciada.

O especialista vai realizar uma anamnese em seus pés, para entender as suas dores e queixas. Utilizando o aparelho de escâner 3D de alta precisão, o especialista capta  todas as medidas de seus pés.

 A Pés Sem Dor é a única empresa com escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. Com as medidas dos seus pés, é criado uma forma de uso de impressoras 3D, e depois disso, começamos a criação do seu sapato. 

Em quanto tempo os calçados ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!