Joanete (hálux valgo)

joanete

O QUE É JOANETE:

O joanete é uma alteração anatômica caracterizada pelo desvio do dedão (hálux) em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso (osso do pé) para dentro, criando uma proeminência no lado de dentro do pé.

O joanete, também conhecido com hálux valgo, é uma das patologias mais comuns nos pés. É uma condição progressiva que causa a inflamação de alguns tecidos do pé (por causa do desvio do dedão) e pode gerar muita dor e incômodos. Ele é muito mais comum entre mulheres (ocorrendo em uma proporção 10 vezes maior do que em homens) e, com o tempo, é normal encontrar sobreposição de dedos, artrose, bursite e até rupturas de tendões. Com isso, o paciente terá dificuldade para realizar atividade simples, como andar ou correr, além de maiores problemas para encontrar calçados que não machuquem.

O joanete/hálux valgo acomete mais a população feminina, porém também está presente no sexo masculino, sem idade definida para o aparecimento das alterações estruturais da articulação do dedão.

É um grande fator de limitações funcionais, como as atividades de vida diária, prática de atividades físicas e na contribuição para outras afecções do sistema músculo esquelético.

Devido a sua influência na biomecânica da marcha, o joante/hálux valgo altera o modo como o indivíduo caminha, seja por dor ou pelo desalinhamento da articulação, que intensifica o que chamamos de pronação (desvio da pisada para região medial).

A articulação do dedão é responsável pela maior estabilidade na pisada. Quando ocorre acentua o desalinhamento do dedão, como podemos observar no quadro abaixo, devido à evolução do joanete, acentua-se também a pronação, uma vez que o pé é a base de nosso corpo. Esta pronação irá influenciar nas articulações, como tornozelo, joelhos, quadril e coluna, levando ao aparecimento de outras afecções.