LiveZilla Live Help

Metatarsalgia

metatarsalgia

O QUE É METATARSALGIA:

Metatarsalgia é uma dor que acomete a região anterior aos dedos, que ocorre em casos de muita pressão durante o caminhar.

Os metatarsos, ou ossos metatarsianos, estão localizados na parte média do pé e são responsáveis pelo apoio da ponta do pé, junto com os dedos.

Na metatarsalgia ocorre uma sobrecarga muito grande nas cabeças dos metatarsos, que pode levar a inflamação, dor, inchaço e até fraturas por stress. Normalmente, acomete o segundo e terceiro metatarsos, frequentemente está acompanhada de calosidades e piora ao andar descalço.

Não é uma condição muito grave, mas pode levar a algumas limitações nas atividades normais por causa da dor e pode estar relacionada com o Neuroma de Morton.

Pessoas que caminham longas distâncias e são mais ativas estão mais suscetíveis a essa patologia, assim como o uso de saltos também pode desencadear dor na região, pois joga o peso do corpo para frente e aumenta a carga e as pressões nos metatarsos.

CAUSAS DA METATARSALGIA

Os principais fatores de risco da metatarsalgia estão relacionados ao aumento de pressão na região anterior do pé, que pode acontecer por diversos motivos. Confira abaixo a lista de motivos relacionados:

  • Calçados de salto alto e bico fino, que jogam o peso do corpo para frente, usam como apoio principal a cabeça dos metatarsos e elevam muito as pressões na região anterior do pé, além de comprimir os dedos e ossos;
  • Atividades físicas de alto impacto e longas caminhadas, que aumentam a sobrecarga e podem gerar dor e fraturas por stress nos metatarsos;
  • Excesso de peso, que aumenta ainda mais a sobrecarga na região;
  • Pés cavos, que elevam muito o arco do pé, diminuem a área de contato do pé com o solo e sobrecarregam as cabeças dos metatarsos;
  • Deformidade no pé, como dedos em garra e em martelo e joanete, que são alterações na anatomia normal dos pés e que podem aumentar a pressão nos metatarsos durante a caminhada.
metatarsalgia 1

1. Alta pressão nos metatarsos com uso do salto alto


metatarsalgia 2

2. Ponto de pressão nos metatarsos por causa do pé cavo


metatarsalgia 3

3. Dedo em martelo: exemplo de alta pressão em metatarsos

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DA METATARSALGIA

A metatarsalgia normalmente tem início progressivo e começa com dores leves na região da ponta do pé. Muito frequentemente, é acompanhada de calosidades pelo aumento da pressão exercida no local e o agravamento da dor pode ocasionar inchaço e vermelhidão local. O diagnóstico é essencialmente clínico e pode ter relação com o Neuroma de Morton.

metatarsalgia 4

4. Palpação da região de dor da metatarsalgia

COMO TRATAR E PREVENIR A METATARSALGIA

Para tratar e prevenir o aparecimento da metatarsalgia, o paciente precisa mudar os hábitos que causam o aumento de pressão nos metatarsos e curar a dor com:

    • Reeducação quanto ao uso de saltos (diminuir o tamanho e frequência do uso dos saltos);
    • Reduzir a carga de exercícios e atividades de alto impacto;
    • Perder peso para sobrecarregar menos o pé;
    • Fazer fisioterapia, que possui alguns recursos para auxiliar na melhora dos sintomas, além de aperfeiçoar a maneira de andar, a mobilidade e o apoio dos pés.
    • Usar palmilhas Pés Sem Dor;

 

Dicas para aliviar as dores da metatarsalgia 

Algumas condutas simples podem ajudar a aliviar os sintomas.

      • Aplicar gelo diminui a dor e a sensação de compressão na região. Pode ser feito submergindo a parte anterior do pé em um balde cheio de água com pedras de gelo, por 15 minutos. Não prolongar essa aplicação por mais de 20 minutos.
      • Evitar andar descalço e dar preferência a calçados mais macios;
      • Anti-inflamatórios (prescritos por um médico) podem ser usados, eles auxiliam no controle da dor e inflamação, mas devem ser aliados a outras terapias. O seu uso quebra o ciclo de dor e permite que os exercícios terapêuticos sejam realizados com melhor eficácia.
palmilha para metatarsalgia

5. Palmilha para metatarsalgia

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR ATUA NA

metatarsalgia

A palmilha Pés Sem Dor redistribui a pressão que está concentrada sob os metatarsos, aliviando a pressão na região. Além disso, ela tem um apoio retrocapital (elevação feita sob os ossos metatarsos), chamado piloto, que promove um suporte ao arco transverso, aumentando o espaço entre os ossos da ponta do pé, melhorando o apoio nas cabeças dos metatarsos e eliminando a dor.

diagnostico-metatarsalgia-6