Dores no calcanhar acometem 61% das pessoas

São Paulo, setembro de 2017 – Um levantamento realizado no primeiro semestre deste ano revelou que a dor no calcanhar acomete grande parte dos trabalhadores brasileiros. A região recebe muitas pressões ao longo do dia e as dores são inevitáveis. Os incômodos podem ter origem no sobrepeso, desalinhamento dos pés ou mesmo no uso de calçados inadequados.

 

Imagem de uma pessoa sentindo dor no calcanhar

São diversas as causas das dores no calcanhar.


 

Os coautores do estudo “O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos” perguntaram à amostra os locais com mais incidência de dores: 61.49% dos respondentes afirmaram sofrer com o calcanhar. A região que é menos afetada é a do quinto metatarso, osso anterior ao dedo mindinho, incomodando apenas 8.5% das pessoas.

“O calcanhar é a principal região que recebe toda a carga do corpo. O tipo de pé e a forma com que a pessoa pisa influencia nessas dores. Muitas pessoas não têm a pisada adequada ou utiliza calçados inapropriados, como salto alto, botas ou sapatos apertados” alerta Mateus Martinez, fisioterapeuta-chefe e coautor da pesquisa.

 

Imagem ilustrativa das áreas afetadas pelo esporão, fascite plantar e tendinite

Esporão, fascite plantar e tendinite são alguns dos problemas que afetam a região

 

A fascite plantar e tendinite são as principais inflamações que afetam a área. Já o esporão é uma dor que surge principalmente nos primeiros passos do dia, resultado de um crescimento ósseo. “A melhor dica é a prevenção. Pessoas que passam muito tempo em pé precisam usar calçados confortáveis ou uma palmilha ortopédica para aliviar a pressão que fica no calcanhar. Sentar e fazer pausas durante o trabalho também é essencial” conclui Martinez.

A consulta foi realizada com 2.940 brasileiros e traz diversos dados sobre complicações e riscos que as pessoas estão expostas quando se submetem a muitas horas de trabalho em pé sem a ergonomia adequada. O estudo completo e dicas de prevenção e alívio estão disponíveis ao público em www.pessemdor.com.br

A pesquisa completa pode ser lida em bit.ly/PesquisaPesNoTrabalho.

Fontes e personagens diversos estão à disposição

Para entrevistas, contacte o public relations Lucas de Freitas no
(11) 3373-8198 ou (11) 9484-17954

 

A Pés Sem Dor é a primeira a confeccionar palmilhas ortopédicas sob medida em escâneres e impressoras 3D. Foi criada em 2009 pelo americano Thomas Case, que também é fundador da classificados de emprego Catho. Já atendeu mais de 50 mil pessoas e conta com parceiros na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e China.
Lucas de Freitas
Public Relations – MTB 0082792/SP
(11) 3373-8198 / (11) 9484-17954
[email protected]
Pés Sem Dor Brasil, Ltda
Alameda Ribeirão Preto, 130, Conjunto 81 – Bela Vista, São Paulo/SP – CEP 01331-000