LiveZilla Live Help

Características do trabalho

Imagem de dezenas de trabalhadores de frigorifico em pé trabalhando.
 

Tipo de trabalho
A amostra também foi analisada com relação ao tipo de trabalho dos respondentes. A grande maioria dos trabalhadores são empregados (65%).
 
Tabela com a relação entre o sexo e o percentual de empregado e empreendedor.
 
Com relação ao local de trabalho, foi visto que 80% dos trabalhadores atuam internamente nas empresas e 20%, externamente (fora do escritório, loja ou fábrica). Quanto ao cargo que ocupam, metade possuem cargo operacional e a outra metade está dividida entre 30% que exercem profissão especializada (analista, mecânico, eletricista, etc) e 20% que tem função de supervisão.

Quando se compara homens com mulheres, observa-se que dentre as mulheres a maioria tem cargo operacional e dentre os homens a maioria tem cargo especializado.
 
Imagem de uma tabela com a relação entre sexo e o tipo de trabalho.
 
Carga de trabalho

No estudo, também foi avaliada a quantidade de dias por semana e a quantidade de horas trabalhadas por cada profissional. Como resultado, viu-se que a maioria trabalha 5 dias por semana e 8 horas por dia.

É curioso observar que o dobro de mulheres trabalha 7 dias por semana quando comparado aos homens. Por outro lado, é mais comum que eles trabalhem jornadas maiores que 8 horas.
 
Imagem de duas tabelas, uma com a relação entre o gênero com os dias trabalhados e outra a relação entre o gênero e as horas trabalhadas.
 
Horas de trabalho em pé, sentado e andando

A respeito das horas trabalhadas pelas pessoas, a pesquisa identificou qual a porcentagem do tempo que os trabalhadores passam em pé, andando ou sentados.
 
Imagem de duas tabelas, uma comparando o gênero com as horas em pé, e a outra comparando o gênero com as horas em pé.
Imagem de uma tabela comparando o gênero com as horas sentadas.
 
Grande parte dos trabalhadores passa seu dia alternando entre a postura sentada, em pé e andando.

É interessante notar que, em média, homens trabalham mais tempo sentados do que as mulheres.

Isso pode se relacionar com o fato encontrado pela pesquisa, de que as mulheres tem mais trabalho operacional que homens.

Outro ponto de destaque é o fato de que 78% dos trabalhadores passam três horas ou mais por dia em pé ou andando, e que em média eles passam mais tempo em pé ou andando do que sentados.
 
Relação entre o gênero e as horas em pé mais as horas sentadas.
Foto de homens trabalhando em um frigorifico.
 
Tipo de sapato usado no trabalho

A pesquisa identificou qual o tipo de sapato que o trabalhador mais utiliza. Foi revelado que os calçados que as mulheres mais usam são a sapatilha (31%) e o tênis (17%). Já os homens utilizam mais o tênis (26%) e o sapato social (18%).
 
Imagem de um gráfico com os tipos de calçados mais utilizados.
Imagem com diversos tipos de calçados.
 

Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos”.

Características dos trabalhadores do estudo

Problemas nos pés causados pelo trabalho- Calos e outras complicações

Problemas nos pés causados pelo trabalho- Dores

Consequências econômicas do tempo em pé e as dores

Característica dos pés