Golfe

O golfe é um esporte antigo e amplamente praticado atualmente, principalmente no âmbito recreacional. Joga-se sempre em campos que possuem 18 buracos com percursos distintos, em locais abertos, tentando colocar a bola nos buracos do campo, com o menor número de tacadas possível. Recreacionalmente existem também os campos de minigolfe, que são campos menores, com percursos diferentes, às vezes com obstáculos, e podem ser em locais fechados.

O movimento mais importante quando se joga golfe chama-se swing, que é todo o movimento do corpo do jogador, desde a preparação para o golpe, até a desaceleração do taco após a batida na bola. O que mais se percebe durante o swing é a ação dos braços, mas, por trás dessa ação, o corpo todo está criando uma base firme para que haja um movimento harmônico e estável e para que o objetivo de bater na bola com força e precisão seja alcançado.

O tronco dá estabilidade para o movimento e faz a transmissão de forças entre os membros inferiores e superiores, e as pernas criam uma base para o corpo e ajudam a gerar força e a deixar o movimento harmônico.

AS PRINCIPAIS LESÕES NO GOLFE

Caso exista algum tipo de erro na técnica, algum desequilíbrio muscular ou desalinhamento, o swing não será bom e o jogador pode vir a sofrer lesões. As principais lesões no golfe são:

  • Dor lombar, pois a musculatura do tronco pode não estar preparada para os movimentos de rotação que são exigidos pelo esporte;
  • No cotovelo, pois algum desalinhamento, treino excessivo, ou erro de técnica acaba sobrecarregando, em geral, a parte de dentro dessa articulação, chamado de cotovelo de golfista;
  • No punho, pois, também por erro técnico, a região pode ficar sobrecarregada.

Além disso, a distribuição de carga nos pés e a relação dos membros inferiores com o solo durante o swing refletem toda técnica e harmonia do movimento. Tendo em vista que o swing é a parte mais importante para um golfista, existem calçados específicos e palmilhas que podem melhorar o desempenho no esporte.

Para o calçado, a maior importância é dada para seu solado. Como ele é a relação com o solo, esses calçados precisam dar estabilidade para o movimento. A disposição dos cravos é diferente entre os pés, pois, dependendo da dominância (se o golfista é canhoto ou destro) do jogador, cada pé faz um movimento diferente.

Da mesma forma, a palmilha usada no calçado precisa ser diferente para cada dominância e ter adaptações para absorver as maiores pressões durante o movimento, além de dar estabilidade, suporte para os pés e conforto durante as caminhadas entre as jogadas.

PALMILHAS PARA GOLFE

As palmilhas Pés Sem Dor para golfe auxiliam na distribuição das pressões plantares, trazendo maior conforto para o atleta e diminuindo as suas dores. Para isso, a palmilha possui um suporte para o arco plantar, que é uma região que não recebe pressão durante o swing, e amortecedores que aliviam os pontos que recém muita pressão. O arco ainda dá mais estabilidade para os pés durante a batida na bola, além de uma adaptação perfeita do pé ao calçado, melhorando seu desempenho e diminuindo risco de lesões.

Os amortecedores são colocados em pontos que recebem maior pressão durante o movimento da tacada e isso varia se a pessoa é destra (fica com o pé esquerdo na frente durante tacada) ou canhota (fica com o pé direito na frente durante tacada).

As áreas de maior pressão para os destros são na lateral do mediopé, no segundo e terceiro metatarsos do pé direito e na lateral do mediopé e no primeiro metatarso do pé esquerdo. Já para quem é canhoto, o contrário acontece. Veja um exemplo de pressões plantares no movimento do golfe, de acordo com pesquisa de Paul Worsfold, 2009:

golfe2

1. Exemplo de pressões plantares durante o movimento do swing

 

Portanto os amortecedores são estrategicamente posicionados nessas maiores zonas de pressões exercidas durante o swing, conforme a dominância do jogador. Com isso é obtido grande conforto e aumento de performance para o jogador.

palmilha esporte golfe pé destro

2. Amortecedores posicionados no primeiro metatarso e na lateral do médio pé esquerdo e na lateral do médio pé e segundo e terceiro metatarso do pé direito


palmilha esporte golfe pé canhoto

3. Amortecedores posicionados no primeiro metatarso e na lateral do médio pé direito e na lateral do médio pé e segundo e terceiro metatarso do pé esquerdo