Esportes

A prática de atividade física tem sido cada vez mais incentivada e realizada pelas pessoas. O ganho em saúde e qualidade de vida com os esportes é enorme e deve ser estimulado. Com esse grande aumento no número de praticantes de atividades esportivas e na frequência com que essas atividades são praticadas, a quantidade de pessoas com dores e lesões aumenta significantemente.

Entenda quais são as principais modalidades esportivas praticadas e quais são os principais riscos, tratamentos e prevenção relacionadas a elas, assim como a maneira com a qual as palmilhas sob medida se adaptam a cada caso. Clique no esporte do seu interesse.

Futebol

O futebol é o esporte mais praticado e assistido no Brasil. Milhares de brasileiros jogam futebol, seja de forma recreativa ou de forma profissional. Essa modalidade esportiva tem uma demanda física muito grande, exigindo uma série de habilidades do jogador, como ter velocidade e agilidade, saltar, correr, além de envolver bastante contato físico.


Corrida

A corrida é um dos exercícios físicos mais praticados e vem crescendo muito em número de adeptos. Pessoas de qualquer idade e sexo podem praticar e geralmente conseguem começar a correr sem treinamento algum, é instintivo. Por conta desses fatores, o número de lesões vem aumentando significativamente. Entenda aqui alguns dos motivos pelos quais essas lesões podem ocorrer e como podem ser prevenidas e tratadas.


Esportes de Quadra

Os esportes de quadra são amplamente conhecidos e praticados ao redor do mundo. Entre eles estão o handebol, o basquete, o vôlei e o futsal – que é a única modalidade não olímpica, ainda. No Brasil, esses são os esportes coletivos mais praticados recreacionalmente e a iniciação ao esporte normalmente acontece na escola, por volta dos 7 anos de idade, nas aulas de Educação Física.


Golfe

O golfe é um esporte antigo e amplamente praticado atualmente, principalmente no âmbito recreacional. Joga-se sempre em campos que possuem 18 buracos com percursos distintos, em locais abertos, tentando colocar a bola nos buracos do campo, com o menor número de tacadas possível. Recreacionalmente existem também os campos de minigolfe, que são campos menores, com percursos diferentes, às vezes com obstáculos, e podem ser em locais fechados.


Tênis

O tênis é um dos esportes mais populares no mundo, com mais de 200 países afiliados na Federação Internacional. No nível profissional, o esporte paga milhões em prêmios anualmente, porém, é praticado em todos os níveis, inclusive no recreacional. É jogado por apenas uma ou duas pessoas, o que causa uma grande demanda física e,  se não houver uma boa preparação, com treinamentos específicos e prevenção de lesão.