LiveZilla Live Help

Prevenção de lesões

Lesões pelo uso excessivo dos membros inferiores (pés, tornozelos, pernas e joelhos) são muito comuns em esportistas e apresentam alta morbidade em atletas profissionais e amadores, são altamente debilitantes.

As lesões mais comuns são canelite, dor anterior no joelho, tendinite de calcâneo e fascite plantar. Muitos fatores de risco, relacionados à marcha e à biomecânica, foram identificados como contribuintes para essas lesões.

Pesquisas vêm sendo feitas na área, a fim de identificar evidências conclusivas a respeito de prevenção das lesões.

PALMILHA REDUZ A PROBABILIDADE DE LESÕES

Recentemente, uma importante pesquisa foi realizada e publicada em uma renomada revista científica, com nível de evidência um (muito forte), identificando que palmilhas sob medida, produzidas por meio da interpretação de pressões plantares, são capazes de reduzir as taxas de lesões nos membros inferiores.

Nessa pesquisa, foram avaliados 400 oficiais militares por meio de medição de suas pressões plantares no contato do pé durante a caminhada. Os participantes foram divididos em dois grupos, um que usou palmilhas sob medida e outro que não. Ambos os grupos foram acompanhados para identificação de lesões durante um treinamento militar de sete semanas.

Como resultado, foi identificado que o grupo de militares que usou palmilha ao longo das sete semanas de treinamento apresentou 21 lesões no total (uma lesão por 4.666 horas de treino), enquanto o grupo controle (que não usou palmilha) teve 61 lesões no total (uma lesão por 1.600 horas de formação), demonstrando, assim, uma absoluta redução do risco de lesão de 49% com uso das palmilhas. Como conclusão, é possível afirmar que as palmilhas são eficazes na prevenção de lesões de membros inferiores por overuse.

O treinamento militar é composto de atividades de estresse repetitivo, como a corrida. Essa atividade está presente em diferentes esportes, como o basquete, o tênis e o futebol. Então, as palmilhas trazem benefícios também para essas modalidades, que causam as mesmas lesões e pelos mesmos motivos (biomecânicos e alteração das pressões plantares).

Pesquisas que indicam prevenção de lesões com palmilhas

Outros estudos apontam que a palmilha tem papel importante na prevenção de lesões. House (2004) e Windle (1999) identificaram significativa redução de pressão plantar na corrida, usando palmilhas. O que melhora a absorção de impacto ao longo de todo o exercício e ajuda na prevenção de lesões de impacto (fascite, canelite e dores no joelho).

1.Palmilha para corrida

1. Palmilha para corrida

Além disso, sabe-se que as palmilhas alinham o corpo e podem prevenir o aparecimento ou a evolução da osteoartrose, como viram Shimada (2006) e Toda (2002).

Tehraninasr (2008) identificou melhora da dor e do caminhar com palmilhas para hálux valgo (que também pode ser prevenido com o uso de palmilha), uma vez que ela reduz a pronação excessiva.

2.Palmilha para hálux valgo com arco e cunha interna para evitar a pronação

2. Palmilha para hálux valgo com arco e cunha interna para evitar a pronação

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE LESÕES

Hoje são gastos milhares de reais com tratamentos das mais diversas lesões causadas pelo esforço repetitivo. Gasta-se muito com cirurgias, exames, remédios, entre outros tratamentos, a fim de curar as lesões que tanto atrapalham a vida dos esportistas.

Por esse motivo e pelos excelentes resultados do uso das palmilhas sob medida como prevenção para essas lesões, seu uso se torna muito importante e benéfico. É muito recomendado que esportistas façam uma avaliação completa dos seus pés e da sua biomecânica (pisada e filme da marcha), para que sejam diagnosticados os problemas que são fatores de risco de lesão e, então, seja produzida uma palmilha sob medida que se adapte perfeitamente a seu pé e às necessidades identificadas na avaliação.