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Fascite plantar

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O QUE É FASCITE PLANTAR:

A fáscia plantar é um tecido fibroso localizado ao longo da planta do pé, do calcanhar até a ponta dos dedos. Fascite plantar é a inflamação que ocorre devido a um estresse excessivo dessa região.

Uma das patologias mais comuns que acometem o pé. É muito discutida pelos profissionais da área de saúde e esportistas. Fascite é uma condição em que há uma inflamação da fáscia plantar, tecido conjuntivo que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda planta do pé. Quando sobrecarregada, a fáscia inflama, causando dor. Essa dor também pode estar localizada apenas no calcanhar ou no arco do pé.

A fascite pode ser confundida com esporão de calcâneo, pois a fáscia se estende pela mesma região do calcanhar e, após longos períodos de sobrecarga, pode causar o esporão. Mas não são a mesma coisa.

O QUE CAUSA A FASCITE PLANTAR

Algumas alterações biomecânicas estão intimamente ligadas a inflamações na fáscia e principalmente a um mau amortecimento de impacto que sobrecarrega essa estrutura.

  • Pé muito cavo (2% da população);
  • Pé chato (14% da população) e pisada hiperpronada ;
  • Sobrepeso (21,3% dos homens acima de 100 kg sentem sempre dores nos pés);
  • Calçados inadequados e atividade física repetitiva e de alta intensidade (34% dos homens e 27,5% das mulheres tem dor na sola do pé após atividade física contínua).

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR

  • Dor na sola do pé e calcanhar nos primeiros passos pela manhã;
  • Dor na sola do pé após e/ou durante atividade física;
  • Dor a palpação da sola do pé e calcanhar;
  • Rigidez e tensão na sola do pé.

COMO TRATAR E PREVENIR A FASCITE PLANTAR

A melhor maneira de tratamento é a forma conservadora. É necessário resolver  o que está causando a sobrecarga na fáscia. Abaixo estão as principais formas de tratamento e prevenção.

  • Corrigir as alterações nos casos de pé chato ou cavo e hiperpronação;
  • Perder peso;
  • Readaptar a prática esportiva;
  • Readequar o calçado (maior amortecimento e suporte).
  • Uso de Palmilha Pés Sem Dor. Uma das formas mais eficazes de ajustar as alterações biomecânicas, causadoras da fascite plantar.

 

Dicas para aliviar as dores da fascite plantar:

  • Sempre preferir gelo ao calor e nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
  • Alongar alivia os sintomas temporariamente, mas dificilmente apenas o alongamento resolverá o problema;
  • Anti-inflamatórios (prescritos por um médico) podem ser usados, auxiliam no controle da dor e inflamação, mas devem ser aliados a outras terapias. O seu uso quebra o ciclo de dor e permite que os exercícios terapêuticos sejam realizados com melhor eficácia.
  • Imobilização raramente é a melhor saída. Sabe-se hoje que a reeducação da atividade, o uso de palmilhas e exercícios específicos são a melhor solução.
  • Alongar a panturrilha:
  • Puxar a ponta do pé com a mão (A), pressionando contra a parede (B) ou com uma toalha (C), por 30 segundos.
fascite plantar dor alongamento

1. Exercícios para alívio da fascite plantar

 

  • Controlar a inflamação:
  • Congelar uma garrafa de água (600ml), pisar em cima e rolar o pé sobre ela. Fazer isso por 1 minuto, repetindo 3 vezes.

 

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2. Rolar o pé sobre uma garrafa de água congelada

fascite plantar palmilha pés sem dor

3. Palmilha para fascite plantar

COMO A PALMILHA PÉS SEM DOR ATUA NA

fascite plantar

A palmilha Pés Sem Dor atua dando suporte ao arco plantar e, consequentemente, à fáscia plantar, de forma que a sobrecarga sobre ela seja retirada em cada passo. No caso do pé cavo, a palmilha aumenta a área de contato e melhora o amortecimento desse pé. No caso do pé chato e hiperpronado, a palmilha oferece apoio ao arco e alinha a pisada, retirando a carga da fáscia plantar. Além disso, a palmilha sob medida consegue promover o alongamento da fáscia, quando necessário, aliviando os sintomas. Clique aqui e conheça a palmilha Pés Sem Dor para tratamento da fascite plantar.

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