Calçado para fascite plantar: como escolher

 em Calçados

A fascite plantar é uma das patologias mais comuns que ocorrem nos pés. Trata-se de uma inflamação no tecido que reveste a sola do pé – chamada de fáscia plantar – e que pode causar dores que se estendem do calcanhar até o arco, no meio do pé. Existem várias causas para essa inflamação, sendo algumas das causas mais comuns:

  • Sobrepeso: às vezes o ganho de peso pode propiciar o surgimento dessa inflamação, já que gera sobrecargas nos pés.
  • Idade: o desgaste natural do corpo causado pela idade faz com que pessoas entre 40 e 60 anos tenham mais chances de ter a fascite plantar.
  • Calçados inadequados: calçados apertados e sem amortecimento, como o salto alto, pode ocasionar o surgimento de fascite plantar.
  • Tipo de pé: quem tem pé chato ou pé cavo tem mais tendência a desenvolver fascite plantar. O pé cavo tem pouca área de contato com o solo, o que força a estrutura do pé. Já o pé chato tem muito contato com o chão, absorvendo mais a pressão e o peso depositados nele. 
  • Pisada desalinhada: a pisada supinada deposita muita pressão nas laterais dos pés, e a pisada pronada sobrecarrega a região interna dos pés, ambas forçam a região da fáscia plantar propiciando o desenvolvimento da inflamação.
  • Atividades físicas com impacto: ficar muito tempo em pé, caminhar muito ou exercícios muito intensos também podem ser uma causa para a fascite plantar

Uma vez diagnosticada, é preciso tratar a fascite plantar. E uma parte do tratamento consiste em escolher bem calçados e palmilhas. O bom é que Pés sem Dor tem muitas opções de calçado para fascite plantar!

Calçados para a fascite plantar

Calçados para fascite plantar feitos sob medida são a melhor opção para quem está tratando esse problema. Ao desenvolver um sapato sob medida, nós avaliamos o tipo de pé que a pessoa possui e sua forma de pisar, criando calçados para fascite plantar com amortecimento e sustentação personalizados.

Nossos calçados para fascite plantar se adaptam perfeitamente às necessidades do corpo, diminuindo os pontos de pressão através de palmilhas ortopédicas (o que é muito importante para quem passa muito tempo em pé trabalhando, está acima do peso ou pratica exercícios físicos de maneira muito intensa).

As palmilhas ortopédicas ajudam ainda a alinhar as estruturas do pé e sua forma de pisar, oferecendo o apoio necessário para o arco plantar, absorvendo o impacto e tornando a experiência de caminhar muito mais agradável.

Os calçados feitos sob medida, além de atender às necessidades de saúde e conforto, são bonitos e podem ser feitos da maneira que mais agrada e combina com você! Na Pés Sem Dor é possível encontrar tênis, chinelos, sapatilhas, sapatos sociais e palmilhas, tudo sob medida e ideal para os seus pés.

Perguntas Frequentes

Qual a necessidade das palmilhas sob medida?

As palmilhas sob medida são uma interface entre o pé e o calçado, desenvolvidas para resolver dores nos pés, tornozelos e joelhos, prevenir lesões e oferecer o conforto que os pés precisam. Você pode entender mais sobre palmilhas em O porquê das palmilhas.

Qual a diferença entre esporão e fascite plantar?

A fascite plantar é uma inflamação nos tecidos que revestem uma área do pé. Já o esporão é o desenvolvimento de um osso próximo a área da fáscia e, por isso, pode ser fácil de confundir com a fascite. De qualquer maneira, caso você sinta dores e incômodo nos pés, é importante consultar um especialista e não se autodiagnosticar.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita