Meniscos: estabilização e amortecimento nos joelhos

 em Dores, Patologias, Tratar dores

Conheça as principais funções dos meniscos para o funcionamento do joelho e como protegê-los contra lesões!

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas localizadas nos joelhos, no espaço articular entre a tíbia (osso da canela) e o fêmur (osso da coxa). Entre suas funções, destaca-se o amortecimento do impacto da movimentação – mas existem outras, que veremos adiante.

As lesões meniscais podem acometer indivíduos em qualquer faixa etária – entretanto, os motivos costumam ser diferentes para jovens e idosos, variando de traumas e entorses no joelho a degenerações características do envelhecimento. Entenda mais abaixo!

Funções dos meniscos para os joelhos

Em cada joelho existem dois meniscos: o medial, que está mais próximo do joelho oposto, e o lateral, que está localizado na parte externa da articulação. Essas estruturas fibrocartilaginosas, como vimos, estão localizadas no espaço articular entre o fêmur e a tíbia, ossos que compõem a principal articulação do joelho – e também há a articulação patelofemoral, que liga a patela (osso da frente do joelho) ao fêmur. Juntos, menisco medial e lateral, possuem as seguintes funções:

Estabilizar a articulação dos joelhos

Como você já deve ter visto em outras publicações da Pés Sem Dor, para que os ossos que compõem a estrutura esquelética do corpo se mantenham estabilizados, existem feixes fibrosos que impedem o escape dos ossos para fora da articulação, chamados de ligamentos. No caso dos joelhos, fazem parte da estabilização os ligamentos: cruzado anterior (LCA), cruzado posterior (LCP), colateral medial (LCM) e colateral lateral (LCL).

Mas a articulação femorotibial possui uma particularidade em relação à maioria das outras articulações: para que os ossos se mantenham estáveis um sobre o outro, é preciso uma espécie de cunha, que é feita pelos meniscos.

O encontro entre tíbia e fêmur se dá pela extremidade inferior do primeiro e pela extremidade superior do segundo, respectivamente chamadas de platôs tibiais e côndilos (medial e lateral). Se fôssemos pensar em uma possível comparação, o formato seria similar a uma bola de tênis apoiada sobre o fundo de um copo de vidro.

Para evitar que a “bola” ou o “fundo do copo” saiam para fora da articulação durante a movimentação, existem os meniscos, que formam uma “caminha” côncava para apoiar a planicidade dos platôs tibiais e a convexidade dos côndilos femorais.

Amortecer o impacto entre os ossos

Quando nos movimentamos, o peso corporal é transmitido para as articulações – estima-se que o ato de correr desloca cerca de oito vezes o peso corporal sobre os joelhos. Para evitar que os ossos, que são estruturas sólidas, sejam afetados diretamente por esse impacto, existem cartilagens articulares moles que revestem as extremidades da tíbia e do fêmur. Além de impedir o atrito direto entre esses ossos, elas ajudam a absorver os impactos da movimentação.

Entretanto, devido ao formato do platô tibial e dos côndilos femorais, as cartilagens, por si só, não são suficientes para amortecer os impactos sem que eles se concentrem em uma única região – é aí que os meniscos agem na proteção dos joelhos! Os meniscos têm a função de distribuir as forças de pressão que atuam sobre a articulação, evitando que os ossos e as cartilagens articulares recebam muita pressão em uma pequena superfície articular.

Auxiliar na lubrificação da cartilagem articular

Para que a cartilagem articular se mantenha lisa e escorregadia, permitindo o deslizamento dos ossos durante a movimentação, elas precisam estar bem lubrificadas pelo líquido sinovial, que é produzido pela membrana sinovial no joelho. Os meniscos têm um formato côncavo, que, durante o movimento de flexão, facilita a chegada do líquido sinovial à superfície da cartilagem, mantendo a articulação escorregadia.

Lesões meniscais: como ocorrem e quais são os sintomas nos joelhos

Como acontecem as lesões nos meniscos?

A essa altura da leitura, você já deve ter notado que os meniscos são importantíssimos para o bom funcionamento dos joelhos. Mas, por estarem sob constante impacto, pode-se dizer que essas estruturas fibrocartilaginosas são relativamente frágeis, podendo sofrer com lesões em qualquer momento da vida.

Lesão meniscal no joelho jovem

Nos jovens, os meniscos são mais resistentes e elásticos – dificilmente acontecem lesões por desgaste na juventude sem que haja uma doença primária por trás. Portanto, o mecanismo que mais propicia lesões meniscais em pessoas jovens são traumas e entorses bruscos, geralmente fruto de acidentes e práticas esportivas intensas.

Lesão meniscal na terceira idade

Já no que se refere aos mais idosos, com o passar dos anos, os meniscos enfraquecem, perdendo elasticidade, hidratação e até vascularização, em alguns casos. São lesões no joelho geralmente provocadas pelo tempo, podendo estar relacionadas com atividades diárias, como se abaixar, cruzar as pernas, descer escadas e até entorses pouco bruscos. Como consequência do desgaste dos meniscos, as cartilagens articulares ficam mais vulneráveis, podendo sofrer com um processo de degeneração conhecido como artrite, ou osteoartrose.

Sintomas de lesão nos meniscos

Os sinais de lesão nos meniscos podem se manifestar de diferentes maneiras – e as principais são:

  • Dor na parte posterior do joelho ao se abaixar, subir e descer escadas;
  • Inchaço no joelho;
  • Articulação do joelho travada;
  • Rigidez no joelho;
  • Falta de estabilidade na articulação;
  • Redução da amplitude de movimento.

Como proteger os meniscos de lesões no joelho?

Como vimos, geralmente as lesões no menisco ocorrem em decorrência de traumas, entorses e degeneração natural da estrutura fibrocartilaginosa. Portanto, para fazer a prevenção, é preciso encontrar caminhos para evitar essas situações. Como os traumas geralmente ocorrem devido a acidentes, é praticamente impossível prevê-los – por isso, resta cuidar das articulações, para retardar o processo de envelhecimento dos meniscos e da cartilagem articular, e utilizar calçados que proporcionem uma boa estabilidade, diminuindo as chances de entorse do joelho. Entenda como fazer isso abaixo:

Fortalecer a musculatura dos membros inferiores

Junto ao tendão patelar, os músculos atuam no mecanismo motor e extensor, facilitando a marcha e o ato de esticar os joelhos. Além dessas funções, o tecido muscular atua na proteção das articulações do joelho; por isso, é indispensável manter a musculatura do local fortalecida. Conte com o auxílio de um profissional e realize uma avaliação física para não exceder os limites do seu corpo.

Utilizar calçados que proporcionem estabilidade

As lesões meniscais são bastante frequentes em atletas de modalidades esportivas de alto impacto, como futebol e vôlei. Para garantir uma prática segura e diminuir as chances de lesões, é preciso investir em calçados que proporcionem estabilidade durante a marcha e os saltos, a fim de evitar os entorses no joelho.

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor são confeccionadas com as correções necessárias para proporcionar o alinhamento da pisada e das articulações dos pés, joelhos e tornozelos, garantindo estabilidade para correr e andar. Além disso, elas redistribuem as pressões uniformemente, evitando que algumas áreas recebam mais impacto do que outras.

Se você deseja garantir a sua palmilha sob medida para proteger as articulações dos joelhos no dia a dia e durante a prática esportiva, ligue para o telefone 4003-8883 ou clique aqui, e agende sua avaliação gratuita com um de nossos especialistas!

Perguntas frequentes

Qual é a função dos meniscos no joelho?

Os meniscos possuem três funções primordiais: estabilizar a articulação entre fêmur e tíbia, osso da coxa e da canela, respectivamente; amortecer os impactos da movimentação; e auxiliar na lubrificação da cartilagem articular.

O que acontece se não tratar a lesão de menisco?

Caso a lesão não seja tratada, a mobilidade articular pode ser prejudicada significativamente, dificultando atividades simples do dia a dia, como abaixar-se e subir escadas. Além disso, a ineficiência dos meniscos vulnerabiliza a cartilagem articular, fazendo com que ela se degenere com mais rapidez.

Quais são os sintomas de lesão meniscal?

Os sinais podem variar de acordo com a gravidade da lesão. Entretanto, geralmente os sintomas apresentados são: inchaço no joelho, falta de estabilidade na articulação, rigidez, dor na parte posterior do joelho e perda de amplitude de movimento.


Fontes

https://amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/lesao-meniscal.pdf

https://www.institutosport.com.br/wp-content/uploads/2017/08/As-leso%CC%83es-meniscais-do-joelho.pdf

https://verticaliortopedia.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Rupturas-do-menisco.pdf

https://drleandrogregorut.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Lesoes-Meniscais-no-Joelho.pdf

https://portais.univasf.edu.br/noticias/professor-da-univasf-lanca-e-book-de-anatomia-humana-basica/copy2_of_ebook_Anatomia_Humana_Sistematica_Basica.pdf

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita