Qual o problema de usar um calçado inadequado no esporte?

Categorias Atividade física

Por Caroline Cirielli | 16 de fevereiro de 2022 | 0 comentários | 609 visualizações

Os calçados são de extrema importância quando falamos da saúde dos pés. Eles protegem, dão amortecimento e devem acomodar o formato dos nossos pés. Nós sabemos que existem sapatos inadequados, que podem causar dores, calos, bolhas e até lesões como entorses.

Falando de esportes, o uso de calçados incorretos pode gerar várias complicações, tanto durante a prática do esporte quanto após. 

Mas como os calçados podem se tornar inadequados para o esporte?

Vamos usar um exemplo real: um dos astros do basquete, Kevin Durant, é o jogador que mais deixou os tênis saírem dos pés na história da liga americana de basquete, a NBA (National Basketball Association).

Kevin Durant perde o tênis durante o jogo

E por que isso aconteceu tantas vezes? 

É uma explicação fácil:  Durant usa sapatos inadequados para seus pés. Seus tênis são maiores que seus pés e os cadarços dos mesmos são afrouxados. Isso faz com que perca jogadas e interrompa eventualmente o jogo para colocar os seus tênis de volta. Em uma entrevista, Kevin Durant comentou que seus pés são pés chatos, cheios de calosidades e que usa órteses e duas meias durante os jogos para tentar reduzir a fricção entre os pés e calçados.

Jogador da NBA coloca os tênis no meio de uma partida competitiva

Podemos entender que calçados com tamanhos errados, sejam eles maiores ou menores, atrapalham seu desempenho durante a prática do esporte e também causar problemas aos seus pés. 

No caso dos calçados apertados, o uso contínuo pode causar dores, artrose e deformações nos pés, além de também diminuir o seu desempenho.

É fácil identificar o calçado inadequado no seu pé: se você sente dores nos pés, tornozelos e joelhos, têm unhas encravadas, dormência nos dedos ou contusões frequentes, é provável que você esteja usando um calçado incorreto para o tamanho e formato dos seus pés. 

A escolha do calçado deve sempre ser correta, independente da situação de uso, para evitar problemas, complicações e dores, seguindo esse exemplo:

Como escolher seu sapato ideal

Quer conhecer mais sobre os seus pés, tornozelos e joelhos para melhorar seu desempenho nos esportes e entender qual o tipo de palmilha e calçado correto para os seus pés? Agende uma avaliação gratuita conosco!

Comentários